Para os românticos incorrigíveis, eis aqui o seu post

em 7 de dezembro de 2020

Foto: Rafaela Ferrarezi

Se você chegou até aqui, muito provavelmente se deve ao fato de ter se identificado com o “românticos incorrigíveis” do título. Acertei? 

Bom, considerando ser esse o caso, imagino que na hora de escolher a sua próxima leitura, o romance se mostra uma característica indispensável na história. Acertei outra vez? 

Se a resposta for afirmativa para as duas perguntas anteriores, então você com certeza faz parte do clube dos românticos de carteirinha. Sendo assim, como membro oficial do clube, você sabia que na literatura existem diversos “tipos” de romance? 

A resposta foi “sim” novamente? 

Mas será que você sabe quais são eles? Sim? Não? 

Então vem comigo que eu te mostro!

Tipos de Romance na Literatura

 Chick Lit 
Conhecido também como comédia romântica, esse é o tipo de história para quem gosta de dar boas risadas enquanto lê. Com protagonistas que enfrentam as situações mais desastrosas – e embaraçosas! – possíveis, as mocinhas desses romances fazem bem o perfil “gente como a gente”, encarando um enredo que mistura a comédia do cotidiano da mulher moderna, com as tradicionais cenas clichês que encantam os românticos incorrigíveis há décadas. 

Para quem é fã do gênero, as obras da inglesa Sophie Kinsella, e da brasileira Carina Rissi, não podem faltar na sua estante!


 Romance de Época 
Se você é do tipo que sonha em encontrar um Sr. Darcy para chamar de seu, o romance de época sem dúvida se encontra entre as suas preferências literárias. Com carruagens, vestidos de baile, damas e cavalheiros, além de todos aqueles cenários e costumes dos séculos passados, os romances de época vem ganhando destaque. Com o número crescente de leitores, cada dia mais editoras vem investindo no gênero, publicando não apenas os clássicos de Jane Austen, mas também as autoras contemporâneas do gênero, como Julia Quinn, Lisa Kleypas e Tessa Dare.


 Romance Erótico 
Embora possa haver cenas mais “quentes” em qualquer outro gênero dos romances já citados, não necessariamente se trata de um romance erótico. Para os livros integrantes dessa categoria, o enredo principal da história é todo voltado para a temática sexual, com direito a cenas calientes constantes, fantasias sexuais e sadomasoquismo. Um dos títulos responsáveis em tornar o gênero conhecido – além de um sucesso editorial – foi, sem dúvidas, “Cinquenta Tons de Cinza”, da inglesa E.L. James, dando abertura para a publicação de outras autoras do gênero, como Sylvia Day, Megan Maxwell e Audrey Carlan.


 Young Adult (YA) 
Se você é da época de “Crepúsculo”, com certeza esse gênero não lhe é novidade. Mais conhecido pela sua nomenclatura americana, os livros pertencentes ao gênero jovem adulto retratam os dilemas da juventude, com personagens adolescentes encarando as dificuldades do ensino médio e todas as implicações da idade, como a escolha do que fazer no futuro, o primeiro amor e as inseguranças que fazem parte da adolescência.

Uma autora que vem ganhando destaque dentro do gênero é a norte-americana Jenny Han, autora da trilogia “Para Todos os Garotos que já Amei” que se tornou sucesso de vendas após a adaptação da história produzida pela Netflix.


 New Adult (NA) 
Dando continuidade ao retrato dos dilemas da juventude, enquanto os romances YA focam em temas mais voltados à adolescência, o new adult (ou Novo Adulto) avança um pouquinho ao evidenciar os conflitos pós ensino médio. Nesse gênero, o pano de fundo das histórias se volta para a faculdade, com os personagens dando início à vida adulta. 

No Brasil, a autora que tornou o gênero conhecido foi Jamie McGuire ao apresentar a – problemática – história do bad boy Travis Maddox e Abby Abernathy em “Belo Desastre”. O sucesso da obra deu abertura para que autoras como Tammara Webber e Elle Kennedy também tivessem seus livros traduzidos e publicados por aqui.


E então, gostaram do post de hoje? Já conheciam todas essas "nomenclaturas" ou alguma delas foi novidade? Me contem nos comentários que eu vou adorar saber! 

Esse post faz parte dos conteúdos que eu desenvolvi no meu Trabalho de Conclusão de Curso de Jornalismo. Falei um pouco mais sobre nesse post aqui ❤

4 comentários:

  1. Oi, Rafaela. Como vai? Embora eu não goste de ler romance com frequência, e de não fazer parte de meus gêneros literários preferidos eu leio livros de romance. O que mais me agrada é o New Adult. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luciano! Eu vou bem, e você? ^-^
      Aaaah, um romancezinho de vez em quando sempre vai bem, né? Nem que seja só pra dar um respiro nas fantasias e livros de não-ficção. Também gosto muito de new adult!

      Um super beijo e volte sempre! ❤

      Excluir
  2. Rafa, corri para ler esse post por conta do título. Fato hahaha! ♥ E, sim, romances sempre são bem-vindos na minha vida. E se for chick-lit, melhor ainda! Aliás, muita gente acha que são livros rasos, mas sempre aprendo muito com as histórias. Sophie Kinsella é a minha autora gringa favorita e aqui no Brasil, tem a Fernanda França e a Rê Lustosa que arrasam no gênero também. :) E eu preciso ler algo da Carina! E os outros gêneros, desse gênero, amo também. Mas o erótico eu não costumo ler, fico bem tímida hahaha. =)

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol! ^-^
      Aaaaaah, bom saber que o título chamou a sua atenção! 😍
      E só posso dizer que concordo com o seu comentário em gênero, número e grau! Também sou apaixonada por chick-lits e acho que de raso não tem nada. Sempre dá pra aprender alguma lição bacana e, o melhor de tudo, sempre com muito bom humor e leveza, que é o que eu mais gosto no gênero.
      Conheci a escrita da Renata Lustosa esse ano e já me apaixonei! Sem dúvida uma autora com muito talento e potencial, tô louca pra ler outras obras dela. E quanto a Carina Rissi, simplesmente leia! Sério, ela manda muito bem nos romances contemporâneos.

      Um super beijo e volte sempre! ❤

      Excluir


A opinião é livre, não pode nem deve ser violentada.
(Baltasar Gracián y Morales)