(podcast) Pitaco Literário - Martha Medeiros

em 20 de novembro de 2020

Foto: Rafaela Ferrarezi

Está no ar o primeiro episódio do nosso podcast de leitura! 

Como falamos recentemente sobre crônicas, achei que seria legal mostrar "na prática" o talento de uma das cronistas apresentadas naquele post – a minha preferida, por sinal. Ficou curioso(a)? Então é só dar o play! Espero que vocês gostem!

  



Editora: Planeta
Ano: 2019
Páginas: 240
Onde comprar: Amazon | Saraiva | Submarino

Sinopse: Uma das mais bem-sucedidas escritoras brasileiras, Martha Medeiros completa 25 anos escrevendo crônicas semanalmente publicadas por jornais em todo o país. Fazer sucesso neste tipo de escrita é algo raro no Brasil, mas Martha tem o dom de encantar e instigar; de questionar e inspirar. Tem milhares de leitores fiéis que a tratam como uma amiga, uma pessoa da família. O poder da crônica é justamente oferecer um papo onde quem lê se sente íntimo de quem escreve.
Para celebrar este aniversário, ela selecionou as 100 crônicas de maior sucesso em toda a sua carreira. A maioria das colunas é sobre relacionamentos – amorosos e consigo mesmo. Alguns desses textos viralizaram na internet – como Uma oração para os novos tempos, escrito em 2013 e que ganhou as redes em 2018. Há textos que foram equivocadamente atribuídos a outros escritores, outros costumam ser citados em palestras e muitos fizeram diferença na vida de pessoas. Entre eles estão: O mulherão, A melhor versão de nós mesmos e A morte devagar – conhecida nos países latinos como Muere lentamente e nos países de língua inglesa como Die slowly.
E há também alguns textos inéditos. No último, A sério, que encerra este livro, ela escreve: "Somos um grão de areia, daqui a alguns anos nem seremos mais lembrados, a não ser que tenhamos sido generosos, agradáveis e tivermos repartido nosso conhecimento." Com certeza, Martha Medeiros será lembrada por muitas e muitas gerações.


Esse post faz parte dos conteúdos que eu desenvolvi no meu Trabalho de Conclusão de Curso de Jornalismo. Falei um pouco mais sobre nesse post aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário


A opinião é livre, não pode nem deve ser violentada.
(Baltasar Gracián y Morales)