Resenha: Vidas na Noite - Aione Simões

em 11 de novembro de 2020


Autora: Aione Simões
Ano: 2018
Páginas: 51
Formato: E-book


Sinopse: Um bar pode ser palco para muitas histórias: começos, transformações, pontos finais.
Vidas na Noite é uma antologia com cinco contos de diferentes gêneros – do jovem adulto ao chick-lit, passando por thriller psicológico e erótico – para narrar as diferentes tramas que se desenvolvem simultaneamente em um estabelecimento noturno.
Cada conto, uma emoção. Cada história, uma vida única. Vidas na Noite é um convite para encarar as várias facetas de nossa própria existência. 




Publicado em 2018 de forma independente na Amazon, Vidas na Noite é um compilado de recortes de cinco histórias distintas acontecendo no mesmo dia. O pano de fundo desses acontecimentos se passa em um bar, onde cada um dos personagens aparece em algum momento da noite em meio a um conflito. 

O livro reúne contos com diferentes problemáticas, indo desde os conflitos de autoimagem vividos na adolescência, a traição e o perdão em um relacionamento amoroso, a superação de um relacionamento abusivo, o erotismo de uma noite sem controle, até as incertezas em seguir um sonho quando isso implica em deixar para trás um grande amor. 

Com uma narrativa leve, a autora conseguiu desenvolver cinco propostas de histórias diferentes que, apesar de curtas, conseguem cativar a atenção do leitor. Embora todas elas tenham o seu charme, confesso que a que mais me chamou a atenção foi justamente a escolhida para fechar essa coletânea, intitulada “O começo de tudo”. 

Mais próxima do estilo chick-lit, foi nesse conto que a escrita da Aione brilhou e mostrou todo o potencial que a autora tem dentro do gênero. Além do toque divertido na narrativa, a forma que a autora conseguiu amarrar todos os contos anteriores nessa última história foi realmente muito bem feita, dando ao final uma conclusão satisfatória – além de um quentinho no coração e um sorriso nos lábios do leitor ao ler a última frase. 

Por se tratar de uma leitura tão rápida e ser um compilado de contos, acredito ser uma ótima escolha para aqueles que ainda estão explorando os diversos estilos literários. É uma forma de provar um pouquinho dos gêneros que compõem essa antologia – jovem adulto, thriller psicológico, romance erótico e chick-lit – e ver se rola uma identificação com algum deles. Assim, você já sabe em qual leitura investir em seguida e, de quebra, ainda incentiva uma autora independente, que possui um trabalho de publicação que não está vinculado a nenhuma editora. Bacana, né? 

Pra quem se interessou, você encontra Vidas na Noite disponível na Amazon em formato de e-book, por R$2,19.

Esse post faz parte dos conteúdos que eu desenvolvi no meu Trabalho de Conclusão de Curso de Jornalismo. Falei um pouco mais sobre nesse post aqui

8 comentários:

  1. Oi, Rafa! Tudo bem? :D
    Eu achei que fossem vários autores diferentes em um livro só, mas muito me surpreendeu saber que uma autora escreveu os 5 contos!
    Achei demais essa proposta, porque dá para conhecer vários gêneros literários diferentes em um único livro! A resenha ficou ótima :D

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Laura! Tuodo ótimo, e você? ^-^
      Siiiim, a Aione foi a responsável por contar todas as cinco histórias, e foi realmente muito legal ver a escrita da autora transitando entre os gêneros distintos que compõem essa coletânea.
      Awwwn, fico feliz em saber que gostou!

      Um super beijo e volte sempre! ❤

      Excluir
  2. Oi, Rafaela. Como vai? Eu adoro livros de contos! Já me interessei por este aí, pois eu desconhecia, e gostei da premissa dele. Deu vontade de lê-lo. Que bom que gostou da leitura, parece um livro muito bom. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luciano! Eu vou bem, e você? ^-^
      Fico feliz de saber que o meu post foi responsável por te apresentar esse livro, ainda mais você já gostando desse estilo narrativo. Espero que goste da leitura! :D

      Um super beijo e volte sempre! ❤

      Excluir
  3. Oi RAFA!

    MENINA, como assim ela viajou por vários estilos literários em um livro só? Que mágico!

    Ainda não li nada da Aione, mas fiquei interessada nessa obra e parece ser um bom início, pela sua ótima experiência :D
    Outra super vantagem é encontrar os livros dela no KU e gostei de saber que no final as historias meio que s completam! ADORO isso, eu sou super curiosa para isso acontecer... Alguns livros são de series e a gente espera isso, né? E ver nos contos levinhos...Deve ser bom para um domingo a tarde também, ja quero pra amanhã hehehe

    Beijos!
    Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pâm!
      Você viu que ideia interessante? Achei incrível!
      Siiim, eu diria que esse livro é uma ótima primeira experiência com a autora. Ver como ela conseguiu amarrar todas as pontas no final do livro foi realmente surpreendente e fez a obra subir no meu conceito. Sem dúvidas é uma ótima pedida para um domingo preguiçoso! ^-^

      Um super beijo e volte sempre! ❤

      Excluir
  4. Não conhecia essa autora ainda. Dica mega anotada! Aliás, essa dica sobre ler contos que pegam vários gêneros literários é ótima. Ainda mais para quem deseja adquirir o hábito de leitura, né? ♥ Eu amo chick-lit e adoro quando a história fica toda amarradinha. :)

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol!
      Que bom que gostou da dica!
      E realmente, poder viajar entre gêneros distintos em um só livro é uma ótima estratégia, tanto pra quem está começando a desbravar o universo da leitura, como pra quem já faz parte dele, mas ainda se arrisca pouco a sair da bolha da zona de conforto literária (euzinha aqui, kkkkk).
      AAAAAA, mais uma que adora chick-lit! (a pergunta que fica é: tem como não amar? Um gênero perfeito desses 😍 kkkkk)

      Um super beijo e volte sempre! ❤

      Excluir


A opinião é livre, não pode nem deve ser violentada.
(Baltasar Gracián y Morales)