Dicas para desenvolver (e manter!) o hábito da leitura

em 4 de novembro de 2020

Foto: Freepik

Assim como se exercitar e se alimentar corretamente, a leitura também é um hábito e, como tal, precisa ser desenvolvida e trabalhada todos os dias. Pensando nisso, hoje eu trago três dicas que podem te ajudar no aperfeiçoamento dessa prática. Ficou curioso(a)? Então é só continuar lendo esse post!


Carregue um livro sempre com você 
No nosso dia a dia, acaba sendo inevitável aqueles momentos em que a gente passa parado sem fazer nada. Seja na fila de um banco, esperando dar a hora da aula, esperando uma carona ou um amigo chegar, enfim, as situações são variadas mas costumam acontecer em pelo menos um momento do nosso dia. O legal de ter um livro sempre à mão é que você otimiza o seu tempo e ainda torna a espera um período menos tedioso do que seria sem a companhia de uma boa história. 

Como eu sei que não é sempre que dá pra ficar carregando o peso de um livro pra baixo e pra cima – até por que, não é todo dia que a gente tem o auxílio de uma bolsa ou mochila, né? –, a minha dica é vocês baixarem o aplicativo do Kindle em seus celulares. Com ele vocês conseguem ter acesso a milhares de títulos na palma da mão, sem acrescentar peso algum – a não ser o do próprio aparelho. 


Tente ler um pouco todos os dias 
Para isso, separar um momento do dia específico para realizar uma leitura é essencial. Assim, você vai se acostumando aos poucos com essa nova prática e dá tempo pro seu cérebro assimilar esse novo hábito. 

Também é importante que esse momento de leitura seja feito em um lugar em que você se sinta confortável, de preferência sem muitos barulhos que possam tirar a sua concentração. E falando em concentração, também é importante que você “esqueça” o seu celular em algum outro lugar, ou, no caso de você ser o tipo de pessoa que não desgruda do aparelho nem amarrada – ou da leitura em questão estar sendo feita no próprio celular –, a minha dica é colocá-lo no modo avião. Dessa forma, você consegue se desligar um pouco das redes sociais e, de fato, se concentrar na leitura, dando ao livro uma chance real de prender a sua atenção. 


Siga perfis literários nas redes sociais e acompanhe blogs sobre o assunto 
Eu não sei vocês, mas ler e ouvir gente falando sobre livros SEMPRE consegue despertar a minha curiosidade e me deixar animada, seja pela história em questão, ou até mesmo pelo simples ato de ler, aguçando meu interesse. Não sei se existe alguma explicação científica pra isso, se acontece só comigo ou se mais alguém se identifica, mas seguir blogs, canais no YouTube e perfis no Instagram que falem sobre literatura sempre funciona pra me deixar animada com a perspectiva de uma nova leitura. 

Fora que, acompanhando frequentemente esses perfis, a leitura vai passar a fazer parte do seu cotidiano, ajudando a te deixar por dentro do mundo literário, te fazendo sentir parte de uma comunidade, além de te ajudar na tarefa de garimpar novos títulos e gêneros literários que despertem a sua atenção. 



E aí, curtiu as dicas? Tem mais alguma pra compartilhar? 
Deixa aí nos comentários que eu vou adorar saber!

Esse post faz parte dos conteúdos que eu desenvolvi no meu Trabalho de Conclusão de Curso de Jornalismo. Falei um pouco mais sobre nesse post aqui

 

6 comentários:

  1. Oi, Rafa!
    Adorei as dicas!! Essenciais e super simples :D
    Eu levo meu Kindle para todo lugar e minha vida mudou desde que comprei ele! Ando lendo muito mais e mal sei o que é um livro físico haha.
    Sempre leio na parte da noite, mas quando a leitura está muito boa eu não sossego até finalizá-la. Ah e por ter um site, marco presença no IG e sigo muitos bookstagrams por lá. É inevitável não pegar algumas dicas e conhecer livros incríveis :D

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Laura!
      Awwwn, que bom! Fico feliz que tenha gostado ^-^
      O Kindle é um negócio viciante, né? Fora toda a praticidade, é muito confortável pra ler <3
      Mais uma pro clubinho de leitores da madrugada, bate aqui! o/\o kkkkkkkk. E siiim, o bookstagram sempre traz ótimas dicas de leitura, né? Também adoro acompanhar!

      Um super beijo e volte sempre! :* ❤

      Excluir
  2. Oi, Rafaela. Tudo bem? Dicas importantes hein! É sempre válido ficarmos atentos a desenvolvermos hábitos de leitura com frequência. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luciano! Tudo ótimo, e você?
      Fico feliz que tenha gostado das dicas! ^-^

      Um super beijo e volte sempre! :* ❤

      Excluir
  3. Oi, Rafaela. Tudo bem?
    Acho que a dica mais importante é ler um pouco todo dia mesmo se for cinco minutos para se criar o hábito depois tudo fica mais fácil e outros passos se juntam. Amei as dicas!

    Beijos, Vanessa
    Leia Pop

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa! Tudo ótimo, e você?
      Siiiim, ler um pouquinho todos os dias ajuda bastante! Chega uma hora que realmente vira um hábito e, no dia que você não consegue pegar pra ler nada, fica parecendo que tá faltando alguma coisa, né?
      Que bom que gostou! ^-^

      Um super beijo e volte sempre! :* ❤

      Excluir


A opinião é livre, não pode nem deve ser violentada.
(Baltasar Gracián y Morales)