3 autores para começar a ler crônicas

em 27 de outubro de 2020

Minha coleção de livros do gênero. | Foto: Rafaela Ferrarezi


Quem me conhece sabe do meu amor pelas crônicas. Não é nenhuma novidade o quanto esse estilo narrativo me cativa desde a adolescência, com as crônicas da Bruna Vieira publicadas no “Depois dos Quinze” – mais alguém é dessa época ou eu estou sozinha nessa? 

Posteriormente, outros cronistas foram ganhando espaço nas prateleiras da minha estante e conquistando um lugar cativo entre as minhas leituras. Embora os livros de crônicas não sejam a primeira escolha de muitos leitores, é um gênero único e que merece a sua chance de ser lido e conhecido. 

Através de uma narrativa de fatos do cotidiano e das reflexões que surgem a partir desses acontecimentos corriqueiros, o cronista consegue, muitas vezes, te fazer enxergar o mundo e as pequenas coisas do dia a dia com outros olhos – seja de uma perspectiva mais crítica, mais romântica ou mais leve e bem humorada. 

Outra característica que me faz admirar ainda mais os cronistas é a sua habilidade com a escrita. Mais difícil do que contar uma boa história é contá-la fazendo uso de poucas páginas, e, nesse quesito, os cronistas tiram de letra. 

Por conta disso, hoje eu trago a indicação de três autores que figuram a minha lista de cronistas preferidos. Todos eles apresentam textos leves e extremamente bem escritos, e são uma ótima companhia para aqueles momentos de longas esperas – seja na fila de um banco, em um consultório médico ou esperando a aula começar.

Martha Medeiros

Martha Medeiros

Nascida em 1961 na cidade de Porto Alegre (RS), Martha Medeiros é uma escritora, jornalista e cronista brasileira. É colaboradora nos jornais Zero Hora e O Globo, além de possuir mais de 30 livros publicados, dentre eles obras de poesia, romances e crônicas. 

A Graça da Coisa” não foi apenas o meu primeiro livro da autora, mas também o primeiro livro de crônicas que me arrisquei a ler. Mesmo já tendo lido alguns textos soltos na internet, foi com esse livro que eu realmente entendi a maravilhosidade desse gênero narrativo – talvez seja por isso que até hoje Martha Medeiros é a minha cronista preferida. 

Com uma escrita extremamente fluida, Martha desenvolve crônicas bem variadas, indo desde reflexões e algumas críticas, passando por um “que” de auto-ajuda – sim, suas crônicas trazem ótimos conselhos! – e chegando a uma espécie de crônica-resenha, com a autora desenvolvendo o texto a partir de suas experiências de leitura, de filmes ou peças que assistiu. Tudo isso mantendo sempre a leveza que lhe é característica.

Sem dúvida, o que eu mais gosto na escrita da autora é a sua sensibilidade em transformar situações ou observações do cotidiano em textos INCRÍVEIS, sempre trazendo alguma reflexão interessante para quem está lendo. O olhar afiado dessa mulher combinado com a sua sensibilidade artística com as palavras resultam em um trabalho lindo que, eu tenho certeza, você também vai se apaixonar se der uma chance de conhecê-lo.

Luis Fernando Veríssimo

Luis Fernando Veríssimo

Nascido em 1936 também em Porto Alegre (RS), Luis Fernando Veríssimo ficou conhecido por suas crônicas e contos de humor. É escritor, jornalista, tradutor, além de músico e roteirista de programas para televisão. Possui mais de 80 livros publicados – tanto edições inéditas como reedições – dentre crônicas, contos, novelas, romances, relatos de viagem, livros infantis, cartoons e quadrinhos. 

Já conhecia o autor de algumas crônicas soltas que havia lido na internet (minhas preferidas são “Exigências da Vida Moderna” e “Crônica Engraçada”), mas o primeiro livro dele que tive contato foi “Diálogos Impossíveis”. Apesar de não considerar esse o melhor trabalho de Veríssimo, é preciso reconhecer seu talento para a escrita. Achei genial a proposta do livro em, de fato, mostrar diálogos e situações impossíveis, além de toda a sua perspicácia e tato com as palavras ao desenvolver seus textos. 

Uma das coisas que mais gosto nas crônicas do autor é que ele possui um estilo narrativo único, bem diferente dos outros cronistas que já li. Fazendo uso de diálogos e personagens tão reais quanto eu e você, com nome próprio e tudo mais, a sensação que predomina é a de que ele está contando uma história pro leitor. Com muita leveza e bom humor, a escrita de Veríssimo sem dúvida vai te encantar se o que você busca são textos breves para dar ótimas risadas.

Ruth Manus

Ruth Manus  

Nascida em 1988 na cidade de São Paulo (SP), além de escritora e cronista, Ruth Manus também é advogada. Já foi colunista no Estadão e hoje em dia possui uma coluna na revista Glamour, além de contar com quatro livros publicados no Brasil e um em Portugal, onde reside com o marido e a enteada desde 2015. 

Conheci a escrita da Ruth no ano passado através do livro “Pega lá uma Chave de Fenda” e confesso: foi amor à primeira leitura. Em uma coletânea de crônicas e alguns poemas, os textos da Ruth são daquele tipo que te roubam um sorriso sem você se dar conta e, quando percebe, já ao fim do texto em questão, fica com o coração quentinho pelas palavras lidas. Ela sem dúvida também tem uma sensibilidade bem aguçada com as palavras, e consegue ir do cômico ao romântico em um virar de páginas. 

O que eu mais gostei nesse livro – além da edição e diagramação belíssimas – é que são textos curtos e simples, mas que deixam nítido o talento da autora para a escrita, já que com poucas palavras e sem grandes floreios ela consegue transmitir a mensagem que quer e ainda assim gerar uma reação no leitor. Pra mim é aí que tá o “tchan” da coisa, já que quanto mais simples parece o texto, mais trabalho e talento é exigido por parte do escritor – porque uma coisa é você escrever um texto todo rebuscado e fazer o leitor pensar “nossa, esse autor escreve bem”, e outra completamente diferente é você gerar essa mesma reação e impacto com um texto simples. Dá muito mais trabalho, mas quando o resultado é atingido, UAU, que talento! 

Foi exatamente por esse primeiro contato maravilhoso que eu já garanti os outros dois livros da autora publicados no Brasil – sim, ela realmente causou um primeiro impacto considerável na minha pessoa. Recentemente, Ruth também publicou um e-book que, segundo a própria, trata-se de um compilado de 40 pequenos desabafos de alguém que não nasceu para a quarentena. Você o encontra por R$9,90 na Amazon.

E aí, já conheciam o trabalho de algum desses autores? Gostaram das dicas? Me contem nos comentários que eu to louca pra saber!

Esse post faz parte dos conteúdos que eu desenvolvi no meu Trabalho de Conclusão de Curso de Jornalismo. Falei um pouco mais sobre nesse post aqui

6 comentários:

  1. Oi, Rafaela. Como vai? Eu particularmente adoro ler livros de crônicas, infelizmente não são lidos como deveriam não é mesmo? Destes que você indicou eu li Luis Fernando Veríssimo e Martha Medeiros, e ambos me agradaram satisfatoriamente. Ainda não li nenhum livro de Ruth Manus, infelizmente. Que bom que gostou de lê-los, e você tem razão é um tipo de leitura muito prazerosa de ser realizada, principalmente depois de obras densas. Aproveitando o ensejo indico-lhe os livros Nu de Botas de Antônio Prata, O Homem Nu de Fernando Sabino e A Descoberta do Mundo de Clarice Lispector, são livros maravilhosos e se você não leu, certamente você gostará da leitura. Adorei as indicações. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luciano! Eu vou bem, e você? ^-^
      Realmente, é raridade encontrar leitores que tenham o hábito de consumir crônicas. É verdadeiramente uma pena, já que é um estilo narrativo tão único e encantador.
      Aaaaah, Veríssimo e Martha Medeiros são ótimos né? Adoro a leveza do texto deles!
      Muito obrigada pelas indicações! Apesar de conhecer os autores, ainda não li nada deles (exceto alguns textos soltos da Clarice Lispector). Já vou pesquisar e adicionar na minha lista da Amazon ^-^

      Um super beijo e volte sempre! ❤

      Excluir
  2. Oi, Rafaela!
    Acho que só li um livro de crônicas na vida, acredita? Eu devia ter uns 9/10 anos de idade e confesso que na época estranhei um pouco o formato de várias histórias aleatórias num livro só..
    Apesar disso eu gosto muito de escrevê-las, e vou pegar todas as indicações do seu post! Estou sempre buscando sair da minha zona de conforto literária e acho isso importantíssimo :D

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Laura!
      Menina do céu, precisamos mudar isso então! Com tantos cronistas incríveis, livro bom é o que não vai faltar para você dar uma segunda chance para esse estilo narrativo ^-^
      Awwwn, que bom! Fico feliz de ter contribuído de alguma forma na "expansão" das suas leituras. Depois me diz o que achou, hein?

      Um super beijo e volte sempre ❤

      Excluir
  3. Oi, Rafaela!

    Eu também gosto bastante de crônicas. "Feliz por nada" é ótimo, acho que foi o primeiro livro da Martha Medeiros que li. Quanto ao Veríssimo, eu ainda não li a obra que você indicou, mas considero os textos dele bem divertidos e instigantes.

    Beijocas.
    https://artesaliteraria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, xará!
      AAAAAAAAAA, Martha Medeiros ARRASA, né? Acho que tá pra nascer o dia em que ela vai escrever alguma coisa que eu não goste.
      Siiim, Veríssimo é muito divertido! Inclusive preciso ler mais obras do autor, já que sempre me arranca ótimas risadas XD

      Um super beijo e volte sempre ❤

      Excluir


A opinião é livre, não pode nem deve ser violentada.
(Baltasar Gracián y Morales)