Livro físico x digital: qual o melhor formato na hora da leitura?

em 23 de agosto de 2019


Já faz um tempo desde a primeira vez que li em formato digital. Na verdade, a primeira leitura que fiz através de uma tela aconteceu bem antes dessa era super tecnológica dos leitores digitais. Foi por meio das famosas e super úteis  comunidades do falecido Orkut (quem lembra? sdds s2 por favor, me digam que vocês se lembram disso para que eu não me sinta senil sozinha, obrigada) que eu tive acesso aos PDFs de vários dos títulos que me tornaram a leitora que sou hoje. Se o preço das livrarias físicas não colaboravam, a gente tinha que dar nossos pulos, não é mesmo? E foi através dessas comunidades que eu pude conhecer histórias e autores maravilhosos e me manter ativa na vida de leitora.

É claro que ler pela tela de um computador não era uma das experiências mais agradáveis do mundo. Ainda mais que, na época, era aquele PCzão mesmo, sabe? Com CPU barulhenta e monitor que parecia uma caixa de tão grande (lembro que eu até deixava um ursinho de pelúcia em cima da tela... Meu deus, assim fica difícil não me sentir velha, MISERICÓRDIA). Lembro também que, como a boa coruja insone que sou, virava a noite sentada em frente ao computador R.I.P coluna, sempre atenta para desligar o monitor e fingir que estava dormindo caso meus pais acordassem no meio da noite (mãe e pai, espero que vocês nunca leiam isso).

Muitos anos e promoções malucas da Saraiva e Submarino depois  que possuem minha mais sincera gratidão, pois permitiram que eu voltasse a comprar livros sem ter que vender meus órgãos no mercado negro love u forever , a tecnologia evoluiu grazadeus e alguma mente brilhante teve a ideia de desenvolver um aparelho próprio para a leitura. Sério, vontade de dar um beijo na pessoa que teve essa ideia.

Há aqueles que ainda torcem o nariz quando o assunto é leitor digital, defendendo até a morte a sensação e o prazer únicos que o perfume e o virar das páginas de um livro causam em um leitor apaixonado. Quem sou eu para contrariar, não é mesmo? Concordo em gênero, número e grau. No entanto... Você já leu algum livro  qualquer um  em um e-reader? Porque sério, é uma experiência tão indescritível quanto. 

E preciso te dizer que, se você, assim como eu, for míope, então meu amigo...

 

As pessoas evoluídas e de visão perfeita que me desculpem, mas pra mim, reles mortal com três graus e meio de miopia, a leitura na madrugada se mostra uma tarefa bem complicada em meio a iluminação nada espetacular do meu quarto. Simplesmente não combina. Não dá pra ser uma leitora da madrugada, míope e plenamente feliz com um livro físico em mãos, sabe? A conta não fecha e, de duas uma: ou você abandona a leitura do exemplar físico e parte logo pro digital, ou você se empenha na leitura do físico mesmo com as letrinhas tudo embaralhando e você levando mais tempo  e esforço  pra ler uma quantidade de páginas menor.

Exemplo disso foi a minha última leitura, "Como se vingar de um cretino", da Suzanne Enoch. Depois de um bom tempo lendo apenas livros digitais, fui toda empolgada ler o livro físico recém adquirido em uma promoção bem maravilhosa da Amazon (dezoito reais, meus amigos, DEZOITO) e é claro que essa leitura foi pega pra ser feita em um início de madrugada, né chuchus? Porque se não não sou eu. 

Comecei a leitura toda empolgada, mesmo já tendo batido o olho naquela fonte com corpo 11 e já tendo pressentido que ia dar merda, mas aqui a gente é brasileiro e não desiste nunca, então persisti na leitura mesmo com esse pequeno  pequeno MESMO, se é que vocês me entendem  probleminha da diagramação e segui o bonde...

Só posso dizer que virei a noite lendo  férias, de fato, são um belo de um problema pro insone. A gente sabe que tem que dormir, mas a tentação é tão grande que... Ah, dane-se, só mais um capítulo. E nisso viramos a noite.

 
Aí no dia seguinte fica esse rascunho do capeta

Mesmo tendo lido por horas, parecia que a leitura não avançava, sabe? E não foi nem culpa do livro, porque a escrita da Suzanne é maravilhosa e super fluida, mas era a sensação enquanto eu lia. Parecia que as letrinhas iam embaralhando e eu acabava perdendo a atenção muito fácil  não que precise de muito pra isso acontecer. Déficit de atenção is real. Fora que a combinação de papel pólen, letra pequena e um quarto com uma iluminação razoável não resultou em uma combinação bacana para a minha vista míope. 

Com essa leitura, acabei percebendo bem nitidamente hahaha, que ironia o quanto eu me apeguei à leitura digital, e o quanto elas funcionam melhor pra mim. Não posso falar por todos os modelos de e-readers, mas o que eu tenho é o Kindle Paperwhite (sabe-se lá de qual geração) e, pelo menos PRA MIM, o contraste entre a letra (que é ajustável, ô glória! \o/) e a tela iluminada ajudam MUITO! Além de não ter o problema das letrinhas embaralhando, você consegue ler muito mais confortavelmente, podendo deitar de tudo quanto é jeito na cama, já que você não precisa se preocupar com o peso do livro ou se vai acabar danificando-o ao deitar de mal jeito e, sei lá, amassar alguma folha. Fora que você também não precisa nem se preocupar com a qualidade da luz do ambiente, já que o aparelho conta com iluminação embutida.

Além de tudo isso, o uso de um e-reader se mostrou muito útil na guerra contra a minha ansiedade durante a leitura. Sério, gente, não sei se vocês tem desse problema, mas comigo, se é pra ser ansiosa, então tem que ser em todos os departamentos da vida o desespero é real e o choro é livre. Na leitura isso se manifesta no meu completo descontrole em estar lendo uma página e, do nada, sentir a necessidade de folhear as próximas páginas. Sabe aquela desculpinha que a gente dá pra nós mesmos (eu dou, pelo menos) de "vou ver só quantas páginas ainda faltam pra acabar esse capítulo", e aí você acaba lendo vários dos diálogos do capítulo inteiro e, se bobear, acaba folheando até o próximo  e o outro  capítulo? Pois então, eis a leitora ansiosa que vos escreve.

Isso já me atrapalhou várias vezes, como por exemplo nessa última leitura que eu mencionei. Acabei pegando spoiler do clímax final da história, e como eu não gostei do que ia acontecer, a leitura perdeu boa parte do encanto, comigo procrastinando para dar continuidade a leitura porque não queria ver a merda que ia dar. 

Os leitores digitais acabam ajudando nisso, já que não tem páginas para virar. Você se orienta apenas pela porcentagem de leitura já feita e o próprio aparelho estipula, aproximadamente, quanto tempo falta até você terminar de ler aquele capítulo  ou o livro inteiro.

Acaba que, pra mim, os e-readers vieram apenas para agregar e facilitar a vida. É claro, você pode estar se perguntando "Ah, Rafa, mas então você vai parar de comprar livros físicos? Vai vender todos os que você já tem e ainda não leu?" É ÓBVIO QUE NÃO, né meus chuchuzinhos? Eu continuo tendo um apego muito grande aos livros impressos, e vou continuar consumindo leituras nesse formato, mãaaaas... Não há como negar que, para a minha vista míope e para as minhas leituras da madrugada, o Kindle vem se mostrando a melhor escolha. Vou reservar a leitura de livros físicos apenas para durante o dia, com direito a muita luz natural e vitamina D, que eu to precisando.


No fim das contas, esse foi um post imenso que não levou ninguém a lugar nenhum sorry, guys. Caso você tenha chegado até aqui, em primeiro lugar, Deus te abençoe, viu? Você é uma pessoa muito determinada na leitura. Em segundo lugar, caso você esteja se perguntando, no fim das contas, qual o melhor formato para a leitura, eu só posso te dizer que ele não existe. O que existe é o melhor formato pra você, e o que funciona melhor pra cada um. Mas é só experimentando e lendo, tanto o livro impresso quanto o digital, que você vai poder saber o que funciona melhor pra você (;

Por hoje é isso, pessoal. Acabei me empolgando e falando mais que a boca, mas espero que tenha servido de alguma coisa XD

E vocês, o que acham dessa batalha entre digital e impresso? São mais adeptos a qual? Me contem nos comentários que eu to louca pra saber! ^-^

Um super beijo,
e até o próximo post! :* <3
Resultado de imagem para sending a kiss gif

18 comentários:

  1. Oi, Rafaela como vai? Menina eu adorei o seu post relatando sua experiência quase que de uma vida inteira sobre suas leituras. Eu particularmente tenho preferência por livros físicos, mas como hoje em dia a rotina de um simples mortal que trabalha, estuda, tem um blog e tantas outras coisas para se fazer fica muitíssimo difícil eu pegar um livro em mãos no conforto de minha sala de estar ou no quarto mesmo, apesar de eu preferir a sala e começar a ler. Ultimamente esse hábito que era costumeiro em minha rotina vai aos poucos se perdendo, infelizmente. Eu tive de me adaptar com satisfação até, por ler em e-books em meu smartphone. São práticos e como eu estou sempre com o aparelho celular no bolso da calça eu leio no local em que eu quiser, embora, às vezes possa ter locais que não sejam tão propícios à leitura. De qualquer modo é isso, espero não ter te entediado com meu relato gigante, mas eu adorei o seu post. Abraços!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luciano! Eu vou muito bem, e você?
      Fico feliz que tenha gostado! ^-^
      Siiiim, com a correria do dia-a-dia, acaba ficando difícil carregar um livro físico pra cima e pra baixo, né? Mais uma vantagem das leituras em formato digital, que podem nos acompanhar em todos os momentos do dia sem precisarmos nos preocupar em carregar "peso adicional".
      Acredito que o formato em que a leitura é feita é o de menos. O importante é ler <3

      Um super beijo e volte sempre! :*

      Excluir
  2. Oi, Rafaela!

    Você não está sozinha, eu também era fissurada nas comunidades do orkut (já li muitas web novelas kkk).
    Acho os dois tipos de leituras válidos, tanto físico como digital. Tenho minha estante e adoro vê-la crescer com as promoções de descontos nos sites, mas também tenho meu kindle que considero mais útil para algumas leituras em determinados locais.

    Beijos
    Construindo Estante || Promoção de aniversário do blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Eliana!
      TOCA AQUI, MENINAAA! o/\o Sério, fico MUITO feliz em saber que mais alguém se lembra (e era adepto) da maravilhosidade das comunidades do Orkut <3
      Acredito que mais importante do que o formato em que a leitura é feita é o fato de uma leitura ESTAR sendo feita, né? (meu Deus, filosofei demais XD). Cada pessoa se identifica mais com um tipo de publicação mas, desde que estejam lendo, acho que é isso o que importa.
      Assim como você, também me divido entre o #TeamLivroFísico e #TeamLivroDigital, kkkkkkkkk.

      Um super beijo e volte sempre! :*

      Excluir
  3. Rafaela, eu tenho algumas fases. Há anos em que eu fico fissura em e-books (chegando até a assinar o Kindle Unlimited, por exemplo), enquanto em outros roubo livros parados pela casa (hahaha) e visito bibliotecas, pelo prazer de ter exemplares nas mãos. Acho que tudo bem ser assim... A leitura existe para ser prazerosa e deve se adaptar ao nosso momento. ♥ Obrigada pela reflexão!

    Sabrina Santiago | www.mocadecasa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sabrina!
      FADA SENSATA, FALOU TUDOOOO!!! <3
      Concordo em número, gênero e grau. Não sei porque ainda existem pessoas que acham que ou você é totalmente adepta aos livros digitais (tendo que abandonar toda a maravilhosidade dos livros físicos) ou totalmente contra, jurando amor exclusivo aos livros impressos. É perfeitamente possível gostar dos dois formatos (e é o que geralmente acontece quando as pessoas deixam o preconceito de lado e se permitem dar uma chance aos e-books). Eu também vivo me revesando entre uma leitura no Kindle e outra de um exemplar físico e TÁ TUDO BEM!
      Eu que agradeço pelo seu comentário banhado em sensatez <3

      Um super beijo e volte sempre! :*

      Excluir
  4. Eu já me fiz essa pergunta muitas vezes. Assim como você, comecei nessa vida por causa das comunidades do orkut. Era de livros como Crepúsculo surgindo lá pra 2007/2008 e eu sem dinheiro para bancar o meu vício em leitura. Morria de dor de cabeça e de coluna mas tava lá, sentadinha lendo no meu pc. Hoje em dia eu sou mais adepta aos livros físicos. Sou míope também mas não consigo abandonar meu apego. Porém tenho cogitado comprar um kindle para experimentar. Sou mto fã de livros de terror então vou continuar comprando livros físicos do gênero e no kindle vou por só os de romance kkkkk Mas é como tu disse, existe o melhor formato para cada um.

    Abraço,
    Parágrafo Cult ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Larissa!
      MAIS UMA DO CLUBINHO DAS COMUNIDADES DO ORKUT! o/\o
      Amigaaa eu super te indico investir num Kindle então! Te garanto que seu mundo vai mudar completamente - e, se não mudar, pelo menos você vai economizar futuramente com a compra de livros de romance, né nom? XD
      Depois que ganhei o meu Kindle consegui ficar BEM mais contida nas compras de livros. Enquanto antes eu comprava no impulso do momento tudo que era livro que a sinopse me chamasse atenção, agora só compro aqueles que eu REALMENTE quero e que eu sei que as chances de eu amar são BEM grandes. Os romances que eu carinhosamente apelidei de "romances 3 estrelas" (aqueles bem ao estilo sessão da tarde, que a gente sabe que vai ser gostosinho de ler pra passar o tempo, mas que não necessariamente vão ser INCRÍVEIS) eu já nem gasto o meu dinheiro com exemplar físico, leio tudo no Kindle mesmo e tá show! Te garanto altas economias u_u kkkkkkk

      Um super beijo e volte sempre! :*

      Excluir
  5. Oi, Rafa! Adorei saber suas experiências com os livros físicos e digitais haha. Eu, infelizmente ainda, não tenho um e-reader por motivo$ de força maior r$r$. Mas é um item que quero muito comprar um dia, porque uma amiga minha tinha um e eu simplesmente amei! O que fez com que os e-readers ganhassem pontos comigo foi a tela ser antireflexo, uma vez que leio pelo celular e isso me irrita bastante!
    Mas não consigo abrir mão dos meus livrinhos físicos haha. A leitura flui muito mais pra mim e justamente por ser míope (pouquinha coisa, cerca de um grau num olho e um grau e meio no outro), odeio ficar com a luz do celular ligada na minha cara enquanto leio.
    Gostei bastante da postagem ♥ Quero muito um kindle pra chamar de meu e ver como eu me adaptaria a ele haha

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Laura!
      Que bom que gostou ^-^
      Olha, eu super te recomendo a compra! Te recomendo também ficar de olho no site da Amazon em época de bienal, black friday e "feriados" relacionados à literatura/escrita, porque os modelos de Kindle SEMPRE entram na promoção! Eu lembro que alguns meses depois de ter ganhado o meu o preço caiu em cem reais! (nem fiquei puta, imagina!)
      E sim, isso da tela antireflexo é MARAVILHOSO! Dá realmente a sensação de que você está lendo uma página impressa, ainda mais quando você deixa a iluminação embutida desativada (me lembra muito aquelas impressões em papel tipo jornal, sabe? Daqueles livros paperback americanos). E pode ficar tranquila que a iluminação embutida do Kindle é TOTALMENTE diferente da que a gente encontra nos celulares. Não dá aquela sensação de cansaço nas vistas, sabe? É maravilhoso <3
      Fico feliz que tenha curtido o post e fico na torcida para que você consiga superar e$$e$ motivo$ de força maior e adquirir logo o seu Kindle! XD

      Um super beijo e volte sempre! :*

      Excluir
  6. Sem dúvida eu prefiro livro físico mas, estou tentando me adaptar pelos digitais também (no momento é o computador e o celular) fiquei muito da dúvida sobre comprar um kindle.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa!
      Os livros físicos continuam sendo irresístiveis, né? Não te julgo, amiga! u_u kkkkkkk.
      Acho que ler no celular e no computador quebram um bom galho, mas nada se compara a experiência de ler em um e-reader. Sério, é algo difícil de explicar e que a gente só entende quando, de fato, vive essa experiência, mas eu super te recomendo! Além de ser muito mais econômico, a leitura flui melhor e você ainda economiza espaço, já que cabem zilhões de títulos em um só aparelho. Sem dúvidas é uma compra que vale o investimento <3

      Um super beijo e volte sempre! :*

      Excluir
  7. Concordo contigo. Livro físico é muito bom, tem aquele cheirinho característico, cada capa linda e tal, mas um kindle resolve minha vida e minha coluna também. Ainda mais que amo livros de fantasia, e os autores não sabem escrever livros do gênero que sejam finos... =/ Aí já viu... fora que nem sempre posso comprar todos os que quero. Uma grande vantagem dos livros digitais é que, além de serem mais em conta que os físicos, não ocupam espaço. Além disso, tem tanta promoção de ebook gratuito, que nem tem comparação. Super defendo meu kindle de sei lá que geração, igual ao seu! kkk
    Bjks!

    Mundinho da Hanna | Desapega

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Hanna!
      TOCA AQUI, AMIGA! o/\o
      O Kindle nos salva em mais de um sentido né? Tanto os nossos olhos míopes, como o nosso bolso e a nossa coluna agradecem! Eu não consegui mais largar o meu desde que coloquei as mãos nele <3
      Hoje em dia consigo ser bem mais seletiva com os livros físicos que compro, reduzindo o gasto de compras que costumavam ser quase mensais e que hoje são semestrais (ou anuais, depende). Kindle é vida! \o/

      Um super beijo e volte sempre! :*

      Excluir
  8. Ah, Rafa
    não posso discordar hahahahahaha
    há horas que gosto mais do fisico, há hoas que gosto mais do digital, mas amb
    as são boas.
    Sim, eu concordo absurdamente com voce: a noite a miopia não ajuda em nada, e o leitor com iluminação é uma baita de uma mão na roda
    Adoro esse negocio de falar quanto tempo falta pra ler o livro e o capítulo
    SENSACIONAL!!!!!

    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pâm!
      É impossível se decidir por apenas um formato, né? Os dois tem as suas maravilhosidades, cada um a seu modo <3
      Siiiiiim! Kindle mudando a vida das míopes de plantão! Embora meu sono totalmente desregulado não tenha ficado muito feliz, minhas leituras da madrugada foram salvas e sentem uma eterna dívida de gratidão para com o Kindle u_u kkkkkkkkk

      Um super beijo e volte sempre! :*

      Excluir
  9. Realmente eu gosto de livros digitais, amo melhor na leitura e entendimento.

    Beijos💋💋!!

    Meu Blog: Resultado Vida Cap

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sabrina!
      Livros digitais são tudo de bom, né? Facilitam bastante a vida e a leitura, principalmente pra quem é leitor da madrugada - como é o meu caso, kkkkkk.

      Um super beijo e volte sempre! ❤

      Excluir


A opinião é livre, não pode nem deve ser violentada.
(Baltasar Gracián y Morales)