Dica de Otome: Termos e sufixos que você precisa conhecer

em 14 de janeiro de 2013

Tumblr_m7axgwpgy21qc5wono1_500_large

Olá meus amores, tudo bom? *------*
como vocês receberam bem essa nova coluna, decidi mantê-la no blog! Muuuito obrigada a todos que leram aquele big primeiro post, e muito obrigada pelos comentários lindos! Vocês são uns amores <3. E pra dar continuidade ao "Dica de Otome" hoje eu vim aqui pra falar um pouquinho mais sobre esse mundo de animes e mangás, mais especificamente, do básico que você precisa saber pra não se perder enquanto assiste um anime ou lê um mangá. Pra começar, nada melhor do que falar dos sufixos.

Como vocês já devem ter percebido caso tenham se arriscado em assistir o anime que eu falei anteriormente (aqui), os personagens não se tratam somente pelo nome. Além dele, é acrescentado um sufixo, e os mais comuns são: -chan, -kun, -san, -sensei e -sama. Eu vou falar de todos os sufixos que conheço, mas são esses os mais utilizados.



Tumblr_meotk3rpog1r922azo1_500_large

 SUFIXOS 


 -san 
É usado para demonstrar respeito pela outra pessoa. Normalmente é utilizado para adultos, mas também tem muitos jovens que fazem uso do mesmo. É uma forma de mostrar consideração pela pessoa.

 -chan 
Tem um significado de "querido", "fofinho", "amável" ou até mesmo "frágil". Por isso, é muito usado com crianças e garotas. "-chan" também pode ser usado quando há uma relação afetuosa entre duas pessoas (por exemplo: entre marido e mulher).

 -kun 
Normalmente é utilizado entre homens (ou entre homens e mulheres que sejam amigos, já que é um sinal de amizade e camaradagem). A intenção é estabelecer um grau de proximidade "sem ser próximo demais". Daí que "-kun" seja muito usado nas relações masculinas.
"-kun" também pode ser usado com adultos que se conhecem desde a infância, ou então que são muito próximos.

 -sama 
É utilizado para mostrar um respeito muito grande por alguém. Usado para pessoas muito importantes. Também é muito comum usá-lo na escrita de cartas. "-sama" mostra um respeito ainda maior que "-san".

 -sensei 
Vulgarmente traduzido para "professor". Contudo, esse não é o sentido genuíno deste sufixo."-sensei" é usado para falar de pessoas "que nasceram antes" (de nós) e que, por esse motivo, têm mais conhecimentos e experiência numa determinada área. Por exemplo, "-sensei" é usado para falar de mestres em Artes Plásticas, Artes Marciais ou Literatura.

 -dono 
Muito raro nos dias de hoje. Demonstra um grau de respeito muito grande (ainda maior do que "-sama"). Normalmente, era usado para falar de guerreiros samurais, na época de Edo. Desde então "-dono" ficou só usado para falar de guerreiros, mas é perfeitamente possível usar em pessoas comuns, se elas forem muito importantes.

 -senpai 
Normalmente é utilizado entre uma pessoa mais nova e outra mais velha. Por exemplo: digamos que eu estou no primeiro ano do ensino médio, e você está no terceiro. Você seria o meu senpai, e eu seria a sua Kōhai. É utilizado para pessoas mais velhas e com um grau de conhecimento maior que o seu.

 Onii 
Usado quando se refere a algum garoto que seja, ou que você considere, seu irmão mais velho. Normalmente é acompanhado por outros sufixos, ficando como "Onii-san", "Onii-chan" e assim por diante. O acréscimo desses sufixos significam o grau de 'respeito' pela pessoa. Também é bem comum ver somente "nii-san" (Onii-san) que quer dizer a mesma coisa.

 Onee 
- Usado para a mesma finalidade que "Onii", porém, referente às garotas.

Bom, esses são os sufixos mais importantes e que vocês verão com mais frequência durante a leitura de um mangá ou enquanto você assiste um anime. A minha dica para decorar é simples, só pensem assim:
-chan: garotas e crianças;
-kun: quando há amizade entre um garoto e outro garoto ou uma garota e um garoto (no caso, a garota sempre usará esse sufixo quando for falar com o garoto);
-san: é foda;
-sama: mais foda ainda, tipo, fodástico;
-senpai: pessoa mais velha e com um maior conhecimento que você;
-onii: irmão. Sexo masculino;
-onee: irmã. Sexo feminino;
-sensei: você provavelmente só verá esse sufixo sendo usado quando se tratar de um professor.

O "-dono" quase nunca aparece, então, quando ele entrar em cena tenha em mente que é uma pessoa muuuuuuuuito foda e respeitada! u_u

Agora, alguns termos e coisinhas importantes:

Tumblr_mg4kkteqyh1r922azo1_500_large

- Provavelmente, caso você vire um Otaku ou uma Otome, você vai ver que a palavra "Filler" é muito utilizada. Então, é importante você saber o que ela significa. Filler normalmente só é utilizado se tratando de mangás que ganharam a sua versão em anime. Se trata de um episódio que existe somente no anime, que está paralelo a história original, ou seja, não faz parte do mangá. Normalmente são criados para não deixar que o anime fique muito perto da história do mangá. 

- Você também vai notar que os orientais costumam chamar as pessoas de um modo diferente de nós. Ao invés de chamá-las pelo nome + sobrenome eles fazem o inverso, falando primeiro o sobrenome da pessoa e depois o nome. Por exemplo: Em Konjiki no Gash Bell, se você assistiu a versão legendada, você provavelmente notou que o Kiyomaro é chamado de Takamine Kiyomaro, ou que a Megumi é chamada de Ooumi Megumi. Isso é porque o sobrenome deles vêm antes do nome.

- Quando um personagem vai falar com outro personagem, porém, eles não são próximos, provavelmente você verá eles se tratando pelos sobrenomes. Isso é porque os nomes só são utilizados após as pessoas terem um certo grau de intimidade, quando já estão amigos meeesmo.

- "É anime e não desenho!" você sem dúvida alguma irá ver gente sendo praticamente apedrejada por confundir desenho animado com anime. Pois é, os Otakus e as Otomes são bem rígidos quanto a confusão com esses dois termos. Então, vou dar uma breve explicação do porquê. Anime é toda e qualquer animação feita no Japão; Desenho animado é uma animação feita, na maioria das vezes, nos EUA e não é tão realista e tão bem explorada quanto os animes. Normalmente, você não verá uma luta com sangue, decaptação, mortes trágicas, intimidade maior do que um beijo, mistérios e histórias bem desenvolvidas, personagens que trocam de roupa, efeitos especiais para tornar uma cena mais engraçada ou trágica, entre muitas outras coisas, em um desenho animado. Entãaao, a minha dica é: caso queira continuar chamando essas animações de desenho, ao menos chame de desenho/animação japonesa, se não, se prepare para as consequências pois os Otakus e Otomes podem ser bem cruéis u_u kkkk.

- Outros dois termos que você provavelmente vai ver por aí são Arco e Saga. Arco nada mais é que o plural de episódios ou capítulos (no caso dos mangás) relacionados à mesma história. Porém, é uma história com poucos episódios/capítulos. Já a saga, é basicamente a mesma coisa, porém tem uma história mais longa, envolvendo mais episódios/capítulos. Mesmo tendo essa pequena diferença entre Arco e Saga, é bem comum ver as pessoas usando os dois termos para a mesma finalidade, independente do número de episódios/capítulos.

Tumblr_mcf00scpop1rpuaoqo1_500_large

Ufa! Quanta coisa hein? Pois é, mas acreditem, isso é só o básico do básico, é o tipo de coisa que você realmente precisa saber pra conseguir entender os animes e mangás. Eu acho que citei os pontos principais, mas qualquer dúvida que vocês tiverem, por favor, não hesitem em perguntar nos comentários, ok? Não sou nenhuma especialista, mas farei o possível para ajudar n__n.

Um site que me ajudou bastante na parte dos sufixos foi esse aqui, mas a maioria das explicações de cada sufixo foi escrita ou resumida por mim. Tirando isso, tudo nesse post foi escrito por mim, então por favor, caso retirem alguma coisa daqui dê os créditos, ok? Plágio é crime! u_u

Enfim amores, acho que no geral é isso *-* espero que vocês tenham gostado e que tenha dado para entender. No próximo post dessa coluna eu pretendo falar a respeito de outro anime, e ir intercalando com informações que possam ajudar (por exemplo: como ler um mangá, gêneros de um anime, etc...). O que acham? *u*

Não esqueçam de comentar dizendo o que acharam, ok? n__n

Beeeeeeeeijinhos :*
Tumblr_m80zupyzdi1qc5wono1_500_large

13 comentários:

  1. Que post incriveeelll! Adorei! 'u' obrigada por explicar tudinho, eu que sou iniciante em mangas e animes precisava de um help haushushushu'
    Bjs!♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigaaaada! *u* fico mega feliz em saber que foi útil ^-^ , qualquer dúvida é só gritar u_u usahdiuahsiduhaiusdiud.

      BEEEEEEEIJINHOS E VOLTE SEMPRE! :* <3

      Excluir
  2. mt interessante amor ;) ameeei
    da uma passada lá no meu (http://maisbatomplease.blogspot.com.br/ )

    ResponderExcluir
  3. Oi Rafa, como vai??
    Voltei õ/
    Também adoro animes, mas não me considero uma otome. Sei lá, eu diria que sou mais potterhead ou slenderverser do que otome (acho que você nunca deve ter ouvido falar de slenderverser, né?). Eu conheço todos esse sufixos, mas é mais pelo fato de que os avós dos meus meio-irmãos são japoneses e vivem falando com -san, -kun e -chan. É meio normal quando vamos visitá-los! õ/
    Mesmo assim, gostei muito do post! Quando eu ainda era novata no mundo dos animes não entendia por que os sobrenomes vinham primeiro que o nome e muito menos sabia o que era um filler '-'

    Adorei o post, se eu não já soubesse o que era eu teria aprendido tudo contigo haha ><

    E, por último: ANIME É DESENHO! *leva três mil tiros da cabeça* hahahaha XD

    Beijos!
    www.nathlambert.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nath, eu vou super bem, e você? (((:
      shudhaiuhdiuahdiuasd, é, realmente, eu nunca ouvi na vida esse termo o.o kkkkk. Aaaah, que legal! *u* Poooois é! eu também ficava boiando e vivia no google tentando achar explicações ~.~ kkkkkkkkkkkkk
      Ah, que bom! *-----------*

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, torça pra nenhum Otaku ou Otome extremista ler isso (eu sou mais pacífica, kkk)! u_u

      BEEEEEEEEEEEEIJINHOS E VOLTE SEMPRE! :* <3

      Excluir
  4. Nossa Rafa, quaaaaanta coisa! Na verdade tudo isso é meio grego para mim hahahahaha! Mas estou adorando aprender aos pouquinhos (: Quando li os sufixos, já estava pensando como vou decorar tudo isso? hahaha Daí vem você em baixo com o resumão hahahaha, pensoou em tudo mesmo em? hahahha
    E realmente não sabia a diferença de anime e desenho! hahahaha ( ok pode me matar!) Mas agora está tudo certo, desenho coisa mais infantil e menos realista, produzido principalmente nos EUA! Anime nem um pouco infantil e um tanto realista e do Japão (:

    Como a Nath falou aí em cima adorei o post! E diferente dela aprendi tudo contigo hahahaha

    Beijinhos Bi
    http://www.janeladela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pooooois é! e olha que isso é só o básico, hein? ashduhasiudhaiusudi.
      Sei bem como é u_u mas conforme você vai aprendendo, você vai vendo como é legal saber um pouquinho mais dessa cultura *.* .
      kkkkkkkkkkkk, que bom que o meu resumo foi útil \o
      Isso aí! aprendeu direitinho! uahdiuhaiushdaiusdad. Mas não esquenta a cabeça não Bia, a maioria das pessoas não sabe a diferença, mas se você está começando 'nesse mundo' é importante saber distinguir um do outro.
      Que booooom que você gostou! e fico mega feliz em ter conseguido te ensinar *-------------* qualquer dúvida da um grito, ok? u_u kkkkk.

      BEEEEEEEEEEEEEEIJINHOS E VOLTE SEMPRE! :* <3

      Excluir
  5. Nossa, muuito legal esse post *-*! Só não entendo uma coisa: às vezes nos animes eles chamam certos personagens só pelo nome, sem nenhum sufixo. É geralmente quando a pessoa é beeem próxima, mas tem casos que não é tanto :x Já procurei no google sobre isso, mas não achei nada hahahaah

    rascunhosecaprichos.blogspot.com.br

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou! *u*
      então, normalmente, quando os sufixos não são usados é devido a dois motivos: ou a pessoa é sua amiga, ou ela é mais nova que você. Também pode ser pela pessoa ser um amigo muito íntimo, ou da família (: .
      Espero ter ajudado ><

      BEEEEEEEEEEEEEIJINHOS E VOLTE SEMPRE! :* <3

      Excluir
    2. aah, entendi agora!! OKSOKSOAKSA
      Nossa, você é de Londrina *-* Eu prestei vestibular na UEL ano retrasado, mas não passei :P tava muito a fim de morar aí :((

      Excluir
    3. Ah, que bom que eu consegui ser explícita! ^-^ kkkkk.
      Que pena \: prestou pra que? *.* . Pois é, Londrina é uma cidade que eu particularmente gosto muito, é tão tranquila e gostosa *u* kkkkk.

      Excluir


A opinião é livre, não pode nem deve ser violentada.
(Baltasar Gracián y Morales)