Resenha: Despertar - Amanda Hocking

em 2 de outubro de 2012



Autora: Amanda Hocking
Série: Watersong  - Livro 1
Editora: Planeta
Ano: 2012
Páginas: 207

Sinopse: Na pequena cidade litorânea de Capri, as turistas Penn, Lexi e Thea conseguiram chamar a atenção de todos, seja pelo fascínio ou pela apreensão. Tudo o que se sabe é que por onde passam existe uma energia no ar, algo sobrenatural, e que as garotas estão interessadas em ter a jovem Gemma em seu grupo.Gemma parece ter tudo, é uma nadadora incrível, está começando a namorar seu amigo de infância e se prepara para competir nas olimpíadas no futuro. Aos 16 anos, Gemma sabe que é feliz. Mas quando Penn, Lexi e Thea se interessam por ela, tudo fica prestes a mudar. Sua irmã Harper percebe que há algo de estranho com as garotas, mas será tarde demais para alertar Gemma?


A autora fenômeno Amanda Hocking chega ao Brasil com mais uma saga eletrizante, prendendo o leitor do começo ao fim em uma história em que nada é o que parece. A canção do Oceano está chamando...

Quando comprei esse livro eu tinha muitas expectativas de ser uma história incrível e super diferente de todas que já li, pelo fato de ser um tipo de ficção inédita entre as minhas leituras. Mas, como nem tudo é morango com creme, eu acabei me decepcionando um pouco com a leitura.

Despertar é o primeiro volume de uma série formada por 4 livros (com os próximos volumes sendo Lullaby, Tidal e Elegy), e conta a história de Gemma, uma típica garota de 16 anos totalmente desmiolada e que é simplesmente louca pelo mar (sério gente, a menina parece um peixe -.- e ela nem tinha passado pela 'transformação' ainda). Também vemos a história da perspectiva de Harper, irmã mais velha de Gemma e a única que parece ter os miolos no lugar. Enquanto Harper é a irmã do tipo toda certinha, super protetora, adora livros e ajuda no que pode para fechar o buraco que sua mãe deixou, Gemma é totalmente o oposto. Ela adora ser independente, é irresponsável, destemida, nunca pensa nas consequências e vive para nadar. Isso foi parte do motivo para eu não gostar do livro.

Gemma passa tanto tempo na água que chega a ser irritante. É sério, nas 100 primeiras páginas (basicamente) a vida de Gemma se resume em: ir para o treino de natação (enquanto todos os outros nadadores aproveitam as férias de verão), voltar para casa, discutir com Harper, paquerar com Alex, e ir para a baía nadar até altas horas. Isso lá é vida? A menina vive para ficar na água! Chega a um certo ponto que fica difícil de aguentar mais um capítulo com ela boiando no oceano literalmente.

Outra coisa que eu não gostei na personagem é que ela é muito orgulhosa e boba. Ela simplesmente não aceita o conselho dos outros e pensa que ela e sua própria consciência são o suficiente para superar todos e quaisquer problemas que apareçam. Sempre que chegava em um capítulo com a narrativa de Gemma eu ficava impaciente para acabar logo porque era impossível simpatizar com ela. Mãaas, como todo Pokémon evolui, com Gemma não foi diferente. No decorrer do livro (diga-se de passagem do meio para o fim) nós notamos o amadurecimento da personagem e como ela aprende a dar valor às pessoas ao seu redor.

Harper foi uma surpresa à parte. Mesmo eu não curtindo o perfil de alguém que é mandona e controladora, eu simplesmente adorei a Harper! Nas primeiras páginas eu fiquei com uma certa raivinha dela, mas nada que com o avançar dos capítulos eu não superasse. Achei muito fofo ela sendo superprotetora em relação a Gemma e sempre preocupada com ela quando ela se atrasava para voltar para casa ou coisa assim. Creio que foi a personagem que eu mais simpatizei.

Entre Alex e Daniel, eu prefiro horrores Daniel! Enquanto Alex é o nerd lindo bonito e gostoso que Gemma está começando a namorar, Daniel é o cara sarcástico e totalmente fofo que está afim de Harper. Eu adorei a personalidade dele e é incrível o quanto ele pode ser paciente e sedutor quando se trata de Harper. É impossível não dar um sorrisinho bobo quando o sarcasmo dele dava as caras na história e é ainda mais difícil não sentir aquela pontinha de inveja da Harper acorda minha filha, homens assim estão em falta!


Book Trailer:


Uma coisa que me decepcionou na história foi a falta de ação e aventura. Sei lá, quando eu pego um livro de ficção eu espero que tenha aquele mistério por trás dos acontecimentos, que os personagens vivam aventuras, passem por perigos e confrontos que os façam aprender com eles. Esse é um dos pontos que eu mais gosto na ficção, pois quando leio uma história desse gênero eu quero me desligar da realidade e aproveitar coisas que não aconteceriam comigo realmente (ok, com certeza não aconteceria comigo o que acontece com a Gemma, mas ainda assim, acho que faltou aquele tchãn). Nesse ponto, acredito que a história deixou a desejar.

O que eu mais gostei no livro foi a história totalmente inusitada de como Thea, Penn e Lexi se tornaram o que são, e o porquê de precisarem de Gemma no seu grupo. Achei genial como a autora ligou um ponto no outro e acredito ser por isso que eu não possa dizer que o livro é totalmente ruim.

Acho que no geral o livro não é horrível. Foi uma boa introdução de como a história vai se desenrolar nos próximos livros, mas eu não recomendo que você crie muitas expectativas em relação a história você pode se decepcionar. Se você tiver outros livros na sua wishlist, então eu recomendo que você priorize essas outras leituras e deixe 'Despertar' entrar em promoção.


14 comentários:

  1. Eu adorei o "Nem tudo é morango com creme" HSUAHUSAUHSA. Gente ri muito, mas fico triste que você tenha se decepcionada com o livro :// Confesso que não pretendo comprá-lo, mas arriscaria a leitura se o ganhasse, HAHA.
    Beijoo!
    Tô seguindo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. uahsdiuahsudihaiushdiud, que bom que gostou! n_n pois é, infelizmente não da pra gostar de todos né? \: kkkkkkkkkkkkkkkkkk
      Awwwn, obrigada por seguir benzitcho <3


      BEEEEEEEEEIJINHOS E VOLTE SEMPRE! :*

      Excluir
  2. Eu adorei o "Nem tudo é morango com creme" HSUAHUSAUHSA. Gente ri muito, mas fico triste que você tenha se decepcionada com o livro :// Confesso que não pretendo comprá-lo, mas arriscaria a leitura se o ganhasse, HAHA.
    Beijoo!
    Tô seguindo!

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito da sua postagem, ainda não comprei o livro, mas eu também tinha grandes expectativas nele.
    Se ainda não seguiu convido para seguir:
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou benzitcho (((: , pois é, acho que todos que leram a sinopse e viram a capa criaram grandes expectativas... \:
      Obrigada pelo convite! n_n

      BEEEEEEEEEIJINHOS E VOLTE SEMPRE! :* <3

      Excluir
  4. Gostei da sua resenha e eu fiquei meio curiosa pra conhecer a história, sei lá, talvez eu compre... Mesmo preferindo livros que tenham ação e coisa e tal. Adorei aqui.
    http://www.senhoritaliberdade.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Stella, cada um tem a sua opinião né? pode ser que você simpatize com a história mais do que eu u_u Enfim, te desejo boa sorte na leitura (y) kkkkkkk.
      Awwwn, que amor <3


      BEEEEEEEEEEIJINHOS E VOLTE SEMPRE! :*

      Excluir
  5. Amei a resenha *u*

    Mesmo vc n gostando muito do livro, quero compra-lo u.ú

    OBS: vc é otaku/otome? *o*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! *-*
      hsaudhaiusdhiuahsiduhasudhisd, cada um tem uma opinião né? do mesmo jeito que eu não gostei, você pode amaaar! u_u sem falar que o trabalho gráfico do livro ficou tão bom, que só pela capa e outros detalhes do livro você não se arrepende da compra u_u aushdiuashiudhashdiusd

      Opaaaa! sou sim n__n

      BEEEEEEEEEEEEEEIJINHOS E VOLTE SEMPRE! :* <3

      Excluir
  6. Tudo bem, Rafaela?

    Eu estava pensando em ler esse livro, mas agora confesso que fiquei na dúvida... Será que eu compro? Você já leu outros livros dessa autora? Eu li a trilogia Trylle e gostei, é tão boa quanto essa? Amei seu blog!

    Beijinhos,

    Milena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo ótimo e você? ((:
      então benzitcho, como eu disse no post, caso você tenha outros livros na sua 'wishlist' eu recomendaria que você priorizasse essas outras leituras. Mas, caso você esteja querendo muito ler esse livro, por que não arriscar né? Pode ser que você se surpreenda e até mesmo goste n__n
      Eu nunca li nada da autora para poder comparar \\: mas já que você já tem experiência com outros títulos da Amanda Hocking e gostou, então, da uma arriscada (;
      Fico feliz que tenha gostado! e peço mil desculpas por responder somente agora! ):

      BEEEEEEEEEEEIJINHOS E VOLTE SEMPRE! :* <3

      Excluir
  7. o livro é maravilhoso,eu amei ler... e pra sua informação a história ainda pode MELHORAR,porque ele ainda não acabou,ainda tem 3 volumes para a história acabar ! Garotas e Garotos não se deixem influenciar pela opinião dela! não deixem de ler,porque os gostos são totalmente diferentes, de repente vc pode ler e gostar,ter uma opinião totalmente ao contrário! Personagens maravilhosos e bem bolados,pensados, não é atoa que ela vendeu mais de 1 milhão de cópias né fofa? obrigada por ler o comentário,e não se sinta muito ofendida,porque como vc colocou na frase abaixo " A OPINIÃO È LIVRE,NÃO PODE NEM DEVE SER VIOLENTADA"! BEIJOS RAFAELA! De uma pessoa que leu,e adorou o livro ass: Zoe Lee

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu li o livro adorei,não vejo a hora de comprar o vol. 2.

      Excluir
    2. Realmente, as opiniões devem ser respeitadas, mas isso quando são colocadas de forma educada. Seus argumentos foram fracos, mas mesmo assim, respeito isso pois concordo com você: cada um tem um gosto. Mas se você lesse o blog perceberia que eu respeito o gosto de cada um e caso tivesse lido a resenha inteira, ou ao menos a conclusão dela, perceberia que eu não julguei o livro e até disse que ele serve como uma boa introdução a história, mas que não seria o primeiro livro que eu indicaria caso alguém perguntasse. Enfim, você foi corajoso o suficiente para me julgar e dizer um monte de merda, só não teve o senso de ao menos mostrar a cara (;

      De qualquer jeito, respeito a sua opinião, "fofa".

      Excluir


A opinião é livre, não pode nem deve ser violentada.
(Baltasar Gracián y Morales)