Resenha: Obsidiana - Jennifer Armentrout

em 20 de agosto de 2018



Título Original: Obsidian
Autora: Jennifer L. Armentrout
Série: Saga Lux (vol. #1)
Ano: 2015
Editora: Valentina
Páginas: 320

Sinopse: Começar de novo é um saco. Quando a gente se mudou para o interior, bem no início do último ano do colégio, eu já vinha me preparando para o sotaque caipira, o tédio, a internet lenta e um monte de chatices... Até dar de cara com o meu vizinho lindo e seus intimidantes olhos verdes.
Hummm... os prognósticos estavam melhorando.
Até que... Ele abriu a boca. Daemon é irritante. Arrogante. Dá vontade de matar. A gente não se dá bem. Não mesmo. Mas, quando um caminhão quase me transforma em panqueca, o garoto literalmente congela o tempo com um aceno de mão, e aí, bom, algo inesperado acontece.
O alien gato [meu vizinho] tem poderes!!! Você me ouviu bem, ALIEN! A verdade é que ele e a irmã têm uma galáxia de inimigos que querem roubar seus poderes. O rastro que deixou em mim brilha como uma árvore de Natal, e isso não é nada bom. O único jeito de sair viva dessa é ficar colada em Daemon, até a magia alienígena desaparecer.
Quer dizer, isso se eu não matar o cara primeiro.

Resenha originalmente escrita no final de 2015, aprimorada em 2017 e publicada em 2018 (don't judge me). Meu sentimento de amor continua o mesmo, só pra registrar <3

Depois de muitos pedidos - mas muitos pedidos MESMO -, finalmente uma editora brasileira decidiu ouvir a voz do povo afinal, estamos falando da voz de Deus, né não? u_u e investir na publicação da Saga Lux aqui no Brasil.

Sempre tive muita curiosidade com relação a esses livros, pois nunca li nenhum comentário negativo a respeito, fora todas as campanhas que vi no Facebook por parte dos leitores para trazer a saga pra cá. Tanta insistência não poderia ser em uma coisa que não valesse a pena, não é mesmo?
Não pretendia comprar e muito menos ler "Obsidiana" tão cedo, por motivos de: minha ansiedade extrema não permite. Sério gente, eu sou ansiosa a um ponto que eu não consigo começar a ler série alguma que não esteja completa. Eu fico em uma agonia tão grande pelo próximo volume que não consigo me concentrar em nenhuma outra leitura. Então, pra mim, já é de praxe esperar os livros serem lançados, todo mundo lendo e eu ficando pra trás e eu esperando pelo menos anunciarem a data do lançamento do último livro. Só aí que eu começo a ler.

Mãaaaas, eis que a blogueira que vos fala tinha que ir ao shopping e, assim como também já é de costume, tinha que passar por aquelas belas portas daquele local mágico chamado livraria. E eis que "Obsidiana" estava lá, em todo seu esplendor e formosura esverdeada, por menos de trinta reais - o que é realmente surpreendente, considerando os preços cobrados nas livrarias físicas. Eis que pego o livro, me apaixono pela capa e, acima de tudo, pelo bofe da capa. SENHOR JESUS, cadê esse macho na minha vida? e por todo trabalho gráfico maravilhoso. E então pensei: "Vou ler só a primeira página..."
Eu juro que realmente acreditava que conseguiria sair da livraria sem novos rombos na carteira a iludida, afinal, são pouquíssimos os livros que conseguem nos fisgar logo na primeira página... E foi aí que eu quebrei a cara, porque "Obsidiana", meu amigo, faz parte desse seleto grupo.


Clique na foto para aumentar <3
Eu realmente tentei me segurar e dar uma economizada, mas como é que a pessoa consegue depois de um começo desses? É como se fosse Deus ali, falando comigo - blogueira, leitora, apaixonada pelo bofe da capa <3 : "Compre esse livro! Esse livro é pra você! Eu sei que tu é míope mas você tá vendo que esse livro é pra ser seu né? Então corre pro caixa antes que a livraria feche!" . E foi assim que eu saí da livraria R$26,90 mais pobre porém muito feliz.

Eu até poderia tentar deixar o livro parado na estante por mais um tempo, postergar o máximo possível até o momento da leitura... Mãaas, depois de um começo daquele, que já me conquistou logo no primeiro parágrafo, como é que faz? É o mesmo que dar um doce pra uma criança, deixar ela dar uma lambidinha, e simplesmente pegar de volta. ISSO NÃO SE FAZ! u_u
Então é óbvio que só conseguiram manter esse doce longe de mim por pouco mais de um dia, e depois eu já comecei a devorá-lo como se não houvesse amanhã. E gente, eu preciso dizer: QUE DOCE MAIS MARAVILHOSO E INCRÍVEL FOI ESSE??!

Imagem de anime, cat, and gif Imagem de anime, smile, and gif

Preciso começar dizendo que a nossa protagonista maravilhosa foi um dos pontos altos desse livro. Sério. Pensa numa personagem que já conquista todo o seu amor logo de cara, e que ao longo da história só faz com que esse amor cresça ainda mais? Pois aí está a Katy, meu povo!
Pode até ter sido um pouco imprudente vez ou outra, mas pra mim, o que predominou foi a sua coragem. Mesmo sem ter poderes alienígenas e mesmo sentindo medo em diversos momentos, ela preferia arriscar a própria vida e segurança do que viver carregando o peso da morte ou da dor de um amigo. Sabe aquela famosa frase de "O Diário da Princesa"? Aquela que diz: "A coragem não é a ausência do medo, mas a decisão de que algo é mais importante que o medo" pois então meu povo, posso dizer que ela apareceu diversas vezes na minha memória, enquanto eu acompanhava o desenvolvimento da personagem ao longo dos obstáculos que eram colocados em seu caminho. Como eu já disse anteriormente, em certos momentos ela foi sim um pouco muito imprudente, mas ainda assim achei admirável. É o tipo de pessoa que valoriza as amizades e as pessoas importantes para ela.

Outra coisa que gostei muito na Katy e que tenho certeza que a maioria das pessoas também vai gostar é que, assim como nós, ela também é uma leitora. Do tipo que adora bibliotecas e surta quando sua compra de um livro em pré-venda chega em casa. Achei isso muito bacana pois faz com que os leitores, sejam homens ou mulheres, consigam se identificar pelo menos um pouquinho com a personagem. No meu caso, eu confesso que me identifiquei MUITO com ela, o que fez com que eu me conectasse com a história de uma forma que já não acontecia há um longo tempo. Também adorei o fato dela ser blogueira literária e dessa parte da vida dela ser presente ao longo da história. Só fez com que eu gostasse ainda mais *-*

"- Você tem um blog? - Daemon virou-se para mim, recostado no corrimão. Seus traços estavam marcados pelo desprezo. Ele tinha dito "blog" como se fosse um vício em crack, sei lá.
- Sim, eu tenho um blog.
- Como é o nome dele?
- Não é da sua conta - respondi com um sorriso doce.
- Nome interessante. - Ele me devolveu o sorriso, com um toque de deboche. - Então, sobre o que você escreve? Tricô? Quebra-cabeças? Solidão?
- Ha, ha, engraçadinho. - Suspirei. - Eu resenho livros." 
(Página 66)

Katy foi, sem dúvida alguma, uma das mais agradáveis surpresas desse livro e conseguiu entrar para a minha lista de personagens preferidas, com a sua personalidade incrível e língua afiada <3

Outra coisa que me conquistou demais foi o relacionamento da Katy com o Daemon. Não é aquele romance cão e gato que estamos acostumados, sabe? É diferente, como se a autora tivesse dado uma aprimorada pra algo ainda melhor. Os dois estão sempre se provocando e sendo sarcásticos – sério, almas gêmeas esses dois! <3 -, sempre um querendo dar uma resposta melhor que a do outro e ter a última palavra. Sabe quando nenhuma das partes quer dar o braço a torcer? Então.
Também gostei MUITO do fato de mesmo a relação dos dois melhorando ao longo da história, a autora não ter alterado esse relacionamento meio conturbado entre os dois. Não é aquele tipo de coisa “Ah, agora que nos entendemos vai ser tudo morango com chantilly, transbordando amor e delicadeza pelos poros”. Não. A autora mantém as provocações e os diálogos extremamente bem construídos e sarcásticos entre os dois, que sempre conseguiam colocar um sorrisinho no meu rosto. Achei isso incrível e espero que se mantenha nos próximos volumes, mesmo com o romance se desenvolvendo e ganhando forma.

"- Não sou uma pirralha, tenho 17 anos.
- Jura? - Piscou. - Você parece ter 12. Não. Talvez 13. Minha irmã tem uma boneca que me lembra você. Olhos grandes e vazios. Meio retardada.
Eu parecia uma boneca? Uma boneca retardada?" 
(Página 14)

E sim gente, é óbvio que teremos um love na história, mãaaaas nesse primeiro volume eu até achei que foi bem light, com o romance ROMANCE mesmo começando a tomar forma lá pro final do livro.  

Acho bacana mencionar que esse é aquele tipo de livro que acontece muita coisa em poucas páginas. Coisa que seria a história de um livro inteiro, acaba sendo 100 páginas de “Obsidiana” – pelo menos essa foi a sensação que eu tive.
O livro não possui capítulos desnecessários. Sabe aqueles capítulos que não acrescentam em nada na história e só estão ali pra encher linguiça? Então, em “Obsidiana” não temos isso. Todos eles são interessantes e importantes para a história. Tá sempre acontecendo alguma coisa e acho que é por isso que temos a impressão que acontece um milhão de coisas em 100 páginas. Por que todas elas foram bem utilizadas.

"- Sempre achei que as pessoas mais bonitas, bonitas de verdade, por dentro e por fora, são aquelas que não têm noção do efeito que causam." 
(Página 70)

“Obsidiana” possui uma história tão incrivelmente boa e envolvente que, mesmo morrendo de dor nas costas, eu simplesmente não conseguia largar o livro. A curiosidade em saber como a história vai se desenvolver e o que virá em seguida te deixam totalmente vidrados no livro, mesmo com a sua coluna implorando por descanso.
É o tipo de livro que a narrativa bem humorada te conquista logo no primeiro parágrafo e que depois que começa você não quer que a história acabe nunca e tenta prolongar a leitura o máximo possível, relendo os parágrafos e se demorando em virar as páginas. Possui uma narrativa que te fisga e te cativa por inteiro, te envolvendo em seu universo.

Se você, assim como eu, já tinha desistido e/ou perdido a fé nos YA por conta dos triângulos amorosos cansativos e as mocinhas pé no saco e super irritantes, então meu amigo, “Obsidiana” com certeza é o sopro de ar fresco que você – assim como eu – estava procurando e nem sabia.

E também o meu muito obrigada a Editora Valentina, por ter dado uma chance a saga Lux, fazendo com que essa história maravilhosa chegasse às minhas mãos <3

Imagem de k-on, anime, and funny Imagem de fairy tail, anime, and gif Imagem de anime Imagem de anime, k-on, and yui
Essa sou eu querendo mais e não tendo </3

"Obsidiana" foi uma leitura que me lembrou lá do início, de quando eu comecei a realmente ler - livros que não fossem infantis. Me trouxe aquele sentimento bom e nostálgico dos primeiros livros que formaram a minha coleção, e me causou aquela sensação que eu já não tinha há um bom tempo, de querer reler tudo de novo logo após virar a última página.
Não sei se pelo fato de ter lido no momento certo, mas esse livro conseguiu despertar os meus melhores sentimentos enquanto o lia, sabe? Me fez aproveitar ao máximo cada palavrinha escrita ali, e sentir na pele o que os personagens estavam sentindo. Como eu acho isso incrível e extremamente raro nos dias de hoje, achei válido comentar a respeito.
Espero que todos vocês consigam encontrar o momento certo para ler "Obsidiana" e que, ao fazerem isso, compartilhem do mesmo sentimento que tive ^-^

Leitura mais que recomendada! 


"- Próxima pergunta?
- Por que você é tão babaca? - As palavras saíram antes que eu pudesse pensar duas vezes.
- Todo mundo tem que ser bom em alguma coisa, certo?
- Bom, você tá fazendo um ótimo trabalho." 
(Página 182)


4 comentários:

  1. Oi!!!
    Então, eu gosto muito da escrita da Jennifer, bastante até mas nunca li nada sobre aliens e eu meio que tinha receio, mas sempre vi tantas resenhas boas sobre essa série que estou pensando seriamente em dar uma chance e começar a navegar mais pela fantasia.
    Beijo
    http://www.suddenlythings.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Miriã! ^-^
      Faça um favor a si mesma e DÊ LOGO UMA CHANCE A ESSE LIVRO! Sério! Ainda mais se você já conhece e gosta da escrita da autora. Eu realmente adoro ver a versatilidade que ela consegue ter ao escrever os mais diversos tipos de narrativa <3
      Te recomendo fortemente a ser influenciada por todas essas resenhas positivas que você já viu por aí u_u kkkkkkkkk.

      Um super beijo e volte sempre! :* <3

      Excluir
  2. SÉRIO RAFA?
    eu tinha visto esse livro por causa de um marcador, mas eu de fato achava que era meio "paia" por causa da capa
    mas OLHA QUE ACHEI SUPER INTERESSANTE? Fiquei até com vontade de ler porque você falou que PRA QUEM ta meio cansado desses YA de hoje em dia, pode ir sem medo de ser feliz
    E adorei a diagramação também?

    QUE HONRA RAFA!!!!!!!!!!!!!!!
    fico muito feliz de ver mensagens como a sua, me dão uma forcinha a mais pra escrever, sabia?
    Anastacia é muito amor, né?<3

    faz o desafio uma vez, rafa, vc vai amar!

    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pâm! ((:
      De fato, livros com modelos na capa não são muito bem vistos, né? Mas preciso dizer que no caso desse aqui eu REALMENTE AMEI MUITO o resultado! (que boy é esse, meu Deeeus? <3)
      Siiiiim, esse livro vale muito a pena! Fico feliz de ter conseguido despertar a sua atenção pra ele! *-*
      Eu acho que se você tá cansada dos YA justamente por conta das mocinhas pé no saco, então esse livro é uma ótima pedida! Eu mesma já não lia YA há muuuito tempo porque não tinha mais paciência pro gênero. Quando comecei a ler "Obsidiana", foi puro amor <3 . Não sei se parte desse amor foi influenciado pelo fato de eu ter me identificado TANTO com a mocinha, mãaaas... Acho que todo mundo deveria dar uma chance e tirar suas próprias conclusões u_u

      Awwwwn, fico feliz que tenha gostado do meu comentário, pois ele foi completamente sincero! ^-^
      Não sei se consigo escrever alguma coisa desse desafio (vou tentar!) mas com certeza estarei acompanhando no seu blog!

      Um super beijo e volte sempre! :* <3

      Excluir


A opinião é livre, não pode nem deve ser violentada.
(Baltasar Gracián y Morales)