Escolha dos protagonistas de "Hush, Hush" no cinema

em 30 de agosto de 2018

Aqueles que "despertaram" para o mundo da leitura com a febre causada pelo sucesso de "Crepúsculo" em 2008, com certeza irão se lembrar do boom de lançamentos da literatura YA sobrenatural. Se você é dessa época, a menção de um certo anjo caído deve trazer boas lembranças... Principalmente em se tratando de Patch Cipriano, o bad boy que só usava preto e que com certeza compunha a sua santíssima trindade dos boy magia literários da época (muito provavelmente acompanhado de Edward Cullen e Jacob Black). 

Lançado em 2009, "Sussurro" foi o primeiro livro da saga "Hush, Hush", da autora Becca Fitzpatrick. Com sua história narrada pela perspectiva de Nora Grey, conhecemos um pouco de sua pacata vida. Como se já não bastasse ter que lidar com todos os dramas da adolescência e do ensino médio que fase, hein migos? ela ainda se depara com mais uma: Patch Cipriano, que como todo bad boy de respeito, obviamente, esconde um mega segredo: na verdade, ele é um anjo caído.

Resultado de imagem para holy shit gif
Resultado de imagem para surprised by the book gif Resultado de imagem para holy shit gif

Pois é meu povo, se já tava difícil de lidar com os dramas da vida adolescente, imagina depois dessa?  Só vai complicar ainda mais a cabeça - e o coração - da pobre Nora. E obviamente que o nosso também, né mores? Por que se não for pra sofrer junto e se apaixonar por boy que não existe a gente nem perde tempo, né nom? não adianta negar que EU SEI!

A questão é: apesar de todas nós, leitoras, já termos nos apaixonado pelo Patch logo que ele apareceu em nossas vidas, foram necessários quase 10 ANOS para que a indústria cinematográfica reconhecesse  todo esse potencial!

Resultado de imagem para ten years gif

Muitos de vocês já devem ter visto que foi anunciada a escolha dos atores que irão dar vida ao Patch e a Nora nos cinemas e, eu não sei vocês, mas toda a minha visão, construída e idealizada ao longo de quase 10 anos, de como seriam esses dois chuchuzinhos, com certeza destoa COMPLETAMENTE da escolha que fizeram.

Eu sei que, em grande parte, os fãs devem ficar felizes por uma adaptação dessa história finalmente acontecer nos cinemas, mãaaas... Pra mim essa escolha de atores tão diferentes da idealização feita pelos fãs não faz o menor sentido. E eu vou dizer o porquê.
Basicamente, se pararmos pra analisar, o estilo de história romance-YA-sobrenatural já não faz mais tanto sucesso quanto na época em que "Crepúsculo" foi lançado, por exemplo. Trata-se de um tema que, de certa forma, já ficou saturado tanto na indústria cinematográfica quanto no meio literário.

Podemos perceber um exemplo disso nos lançamentos editoriais. Entre 2008 e 2011, se você fosse a uma livraria, dificilmente veria na vitrine ou nos estandes de lançamentos, algum livro que fugisse do gênero sobrenatural. Eram tantos romances com vampiros, lobisomens, anjos e outros seres míticos, que chegou uma hora que, aparentemente, ninguém mais aguentava ler sempre "a mesma coisa". Foi aí que a fase dos romances sobrenaturais foi, gradualmente, chegando ao fim.

E com a indústria cinematográfica e suas adaptações literárias não poderia ser diferente. Ela segue basicamente a mesma "linha de sucesso" das editoras. Quando um best-seller é adaptado para o cinema, obviamente as chances do filme se tornar sucesso de bilheteria são muito maiores, pois eles garantem a presença no cinema de todos os leitores que já são fãs da história. E acredito que é justamente aí que mora o maior problema, pois de duas uma: ou o filme precisa ser uma adaptação de um livro que seja um sucesso recente, ou que, apesar de mais antigo, tenha um público muito grande e fiel.

Podemos ver, na prática, com a adaptação de "Fallen" da Lauren Kate, para o cinema. Trata-se de um filme que demorou MUITO para sair (os fãs chegaram até mesmo a achar que nunca aconteceria), e que acabou não fazendo o sucesso esperado. O motivo? Acredito que o frisson causado pelo livro já passou há muito tempo. Eis a importância de uma adaptação feita na hora certa.

No caso de "Sussurro", acredito que a obra possa correr o mesmo risco. Se tratando de um romance sobrenatural que, dificilmente atraia um público novo, a adaptação deveria (na minha mais humilde opinião) levar em conta os fãs dessa história, que sempre torceram e aguardaram por uma possível adaptação para o cinema. Acredito que o mínimo que deveria ser considerado em se tratando de um romance que destacou tanto a descrição física do mocinho, fazendo seus leitores idealizarem em suas cabeças como ele pareceria se fosse real, seria escolher um ator que ao menos lembrasse essa imagem (afinal, ela foi construída e estabeleceu residência fixa na mente de diversas leitoras ao longo de quase 10 anos!)

E ok, eu realmente entendo o significado da palavra "adaptação", mas existem certos traços e características de uma história original que não deveriam ser tão facilmente ignorados. Ainda mais quando, milagrosamente, conseguem criar uma capa (para o livro) com um modelo que SE ENCAIXA PERFEITAMENTE na descrição que a autora faz do personagem (e com a imagem que você cria na sua cabeça!)

Como é que faz pra ignorar essa versão, que me acompanhou por toda a minha adolescência:

Resultado de imagem para drew doyon hush hush

Para aceitar e me acostumar com essa aqui:
(eu realmente espero que coloquem uma lente de contato nesse moço, e caprichem no babyliss da moça, 
se não eu não respondo por mim! </3)

Resultado de imagem para hush hush

Resultado de imagem para how gif Resultado de imagem para preparing to type gif

Eu sei que posso estar exagerando e acabar pagando a minha língua, voltando aqui e escrevendo um texto imenso falando o quanto o ator escolhido mandou bem no papel do Patch, mãaaaas... No momento eu sou uma jovem mulher descontrolada, que recebeu a notícia de escolha de elenco em um momento de TPM, entãaaao...

Imagem relacionada Resultado de imagem para let me feel my feelings gif

Se você leu até aqui, Deus te abençoe!

E vocês, o que acharam da escolha dos atores? Vocês também ficaram um pouco muito decepcionados, ou sou eu que to bem l0k4 na TPM e exagerei com relação a essa escolha? Estão animados para a adaptação? Patch Cipriano também foi um dos seus mozões? Me contem nos comentários que eu to louca pra saber!

Um super beijo, e até a próxima! :* <3  


10 comentários:

  1. Oi, Rafa!!
    Menina, tô vendo que tá dando o que falar nesse cast que escolheram. Assim, eu não curti Sussurro, achei bem mais do mesmo e não gostei muito do Patch como a maioria. Talvez se eu lesse hoje eu gostasse mais. Não posso dizer que o ator que escolheram pode ser ruim pro papel, eu até gostei dele, mas não entendi a Nora... totalmente diferente do que imaginei haha
    Espero que não vire um outro Fallen da vida porque aquele filme foi péssimo.
    Beijo
    http://www.suddenlythings.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Miriã! ^-^
      Siiiim! Eu vi que tem várias pessoas que também não curtiram a escolha dos atores (o que me deixa mais aliviada, por ver que não estou sozinha nesse barco XD)
      Nossa, sério? Na época que eu li eu me apaixonei completamente, tanto pela história quanto pelo Patch mozão <3 . Não sei se, no caso de pegar pra reler nos dias de hoje, eu continuaria gostando da mesma forma, mas ainda assim eu continuo tendo um carinho especial pela história, os personagens e a forma como esses livros marcaram uma época da minha vida.
      Eu também achei a atriz bem nada a ver com a visão que tinha da Nora, mas levei em consideração que, no caso dela, seria mais fácil "adaptá-la" de acordo com o livro (jogar uma tinta no cabelo, caprichar no babyliss e coisas do tipo). Já o ator escolhido pra viver o Patch fica um pouco mais difícil ]:
      Não cheguei a assistir "Fallen" porque eu realmente não curti o livro, mas vi várias pessoas criticando a adaptação pro cinema. Eu espero de coração que "Sussurro" não siga esse caminho #oremos

      Um super beijo e volte sempre! :* <3

      Excluir
  2. Ei, Rafaela! Tudo bem? Achei bem legal o seu post/desabafo. Eu não sabia que sairia o filme. Eu ganhei este livro no meu aniversário de 17 anos, mais de 7 anos atrás. Confesso que não me lembro muito dos detalhes, então não me incomodei com a carinha dos atores. hahaha Concordo com você, acho que passamos por uma avalanche de romances sobrenaturais. De qualquer modo, fiquei com vontade de assistir para recordar o final da minha adolescência. Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thaís! Tudo ótimo, e você? ^-^
      Fico feliz que tenha gostado! <3
      Te entendo. Eu também li esse livro já faz bastante tempo, se não me engano, li no ano em que foi lançado aqui no Brasil (2009), então já não me recordo dos mínimos detalhes também. Mas existem certos aspectos da história que pra mim são impossíveis de esquecer, pois foi um dos livros que marcou a minha "história como leitora". Justamente por isso me incomodou o fato de escolherem atores tão diferentes do esperado ]:
      Ainda assim, independente do resultado final, eu também estou super ansiosa pra conferir essa história nas telonas. O jeito é torcer para, apesar da escolha do elenco, eles se mantenham fiel à história original e tragam uma boa adaptação pro cinema.

      Um super beijo e volte sempre! :* <3

      Excluir
  3. Concordo plenamente, na época de Crespúsculo eu não aguentava mais entrar numa livraria apenas com títulos sobrenaturais na vitrine, além disso, minhas amigas só falavam disso, e como eu não gostei da história, ficava como A Excluída. Acredito que seja como quando Cinquenta Tons de Cinza virou sucesso, de repente os romances de banca erotizados deixaram seu hábitat natural nas bancas, para virarem grandes livros eróticos em livrarias famosas.
    Não sabia que Fallen havia sido adaptado para o cinema, pra vc ver como realmente não fez sucesso. E estou do seu lado com relação aos atores de Sussurro, se há uma descrição detalhada dos personagens, a adaptação deveria com certeza respeitar isso.
    E que Deus me abençoe, pois eu li seu post inteiro tá?! Hahaha.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leslie! ^-^
      Siiiim! É bem isso mesmo. Acho que é aquela coisa da oferta e da procura. Depois do boom de "Crepúsculo", as editoras ficaram mais atentas ao que estava vendendo e passaram a priorizar lançamentos desse gênero. Depois que o "mercado" ficou saturado, eles mudaram o foco para romances eróticos, seguido pelo sucesso das distopias. Quando a gente para pra analisar dessa forma acabamos percebendo os "ciclos" dos lançamentos e dos gêneros que mais preenchem as estantes das livrarias.

      Pois é, até onde eu sei, "Fallen" foi um fracasso de bilheteria. Além de não ter feito muito sucesso, os poucos que conferiram a adaptação ainda criticaram muito o resultado final ]:
      Com relação a "Sussurro", o jeito agora é esperar para ver, e torcer para que caprichem na caracterização dos personagens (tipo lentes de contato, cabelo e figurino de modo geral). Quem sabe assim eles conseguem deixar os atores mais parecidos com a descrição do livro né? (tentando focar no pensamento positivo u_u kkkk).

      Awwwwwn, que amor! Muito obrigada por ter lido tudinho! *-*

      Um super beijo e volte sempre! :* <3

      Excluir
  4. Oi, Camila! ^-^
    Awwwwwwn, sério? Fico muito feliz em saber disso! ((:
    MUITO obrigada pelo carinho, e espero que continue acompanhando! <3

    Um super beijo e volte sempre! :*

    ResponderExcluir
  5. Rafa
    hahahahahah
    acredita que eu assisti Fallen esses dias.... E ACHEI HORRIVEL!
    QUE CAM HORRÍVEL
    QUE DANIEL HORRIVEL
    QUE LUCINDA SEM GRAÇA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Mas olha, concordo com você rs não acho que vá fazer tanto sucesso assim, e, além disso, não tenho esperanças de um bom filme.
    Mas devo dizer que só simpatizei com ele porque ele é MUITÍSSIMO FOFO COM A MELHOR AMIGA DELE (já crushei demais)
    mas SEMPRE imagine o Drew Doyon como Patch... vc tb???

    Voce me deum baque menina: ja fazem 6 anos desde o livro no BR, to chocada!
    Vamos torcer para que seja bom, né?
    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pâm! ^-^
      Sério? Eu até hoje não me senti muito inspirada pra dar uma chance a esse filme, viu? Na verdade, acho que por não ter simpatizado muito com o livro na época que li (sério, foi decepção total), acabo não sentindo a menor vontade de mergulhar nesse mundo de novo, sabe? Ainda mais com um filme que todo mundo que assistiu disse ser péssimo ]:

      Siiim, infelizmente acho que eles perderam o "timing" pra lançar a adaptação desse livro. Deveriam ter feito antes </3

      +

      Excluir
    2. SIIIIIIIM, Drew Doyon como Patch, POOOOR FAVOR!!!! Também aceitaria alguém parecido com o Steven Strait na época do filme "O Pacto" (pra mim ele tava o Patch Cipriano todinho naquele filme *u*)
      O jeito vai ser rezar pra equipe de caracterização estar bem inspirada e caprichar com o ator escalado pro filme né? #oremos!

      Pois é, Pâm. Acho que estamos ficando velhas ]: kkkkkkk

      Um super beijo e volte sempre! :* <3

      Excluir


A opinião é livre, não pode nem deve ser violentada.
(Baltasar Gracián y Morales)