Por que as pessoas criticam Crepúsculo?

em 11 de fevereiro de 2013

Tumblr_inline_mggf9bprhd1rrnxlo_large
Olá meus amores, tudo bom? ((:
hoje eu vim fazer um post meio diferente... um tipo de desabafo para compartilhar com vocês, leitores, o meu ponto de vista a respeito desse ódio que as pessoas tem com a saga Crepúsculo. 

Não é de hoje que vemos pencas de pessoas falando mal dos "vampiros que brilham" ou de como a história da Stephenie estragou os vampiros. Ou então, quem nunca viu aquela pessoa na maioria das vezes, menina tentando se justificar do porque de ter algum dos livros dessa saga na estante... "Ah, é que quando eu era mais nova eu até que gostava..." . Pra mim, isso é o cúmulo!

Ok, eu realmente acho que todas as opiniões devem ser respeitadas, mas uma coisa que me deixa com uma raiva enorme, é uma pessoa que leu, gostou, mas ainda assim diz o contrário só para se encaixar no grupinho de seres que NUNCA nem sequer tentaram ler ou ao menos leram o prólogo uma página do livro, mas ainda assim adoram criticar, porque vamos combinar que a maioria das pessoas que criticam Crepúsculo, nunca nem ao menos deram uma chance para a história original, e não ao roteiro que utilizaram para o filme.

60616_443001969078705_1867946188_n_large

Eu me lembro de quando a adaptação cinematográfica chegou aqui no Brasil... foi em 2008 e eu tinha cerca de 11 anos. Quando vi no site do cinema, adorei a história e corri pra convidar uma amiga e mais a minha prima para podermos ir ao cinema juntas. Isso, claro, acompanhadas da minha mãe, porque vai que o filme era de terror, né? ~.~
Acabou que eu simplesmente me apaixonei pelo modo que a história se desenvolveu, e como conseguiram deixar aquele gostinho de quero mais com a Victória descendo a escada no fim do filme. Resumindo, saí do cinema e corri pra livraria pra poder garantir o meu querido 'Lua Nova' pois acreditava que não precisava ler o primeiro volume já que já tinha assistido o filme. Eu era uma criança, ok? então dá um desconto u_u kkkk.
Crepúsculo foi o penúltimo livro que li da saga, e consegui me apaixonar ainda mais pela história que já havia visto nas telonas, agora de uma forma mais detalhada e ainda mais viciante que o filme. Li 'Amanhecer' seis meses antes de lançar aqui no Brasil pois não aguentava a ansiedade (meu sincero obrigada aquelas lindas comunidades do Orkut que faziam tradução livre dos livros que eu mais queria ler *u*). 
Mas essa foi a minha história de como me apaixonei por cada pequeno detalhe da história e do mundo totalmente novo que Meyer foi capaz de criar. Não quer dizer que com você tenha sido da mesma forma, e eu respeito isso, mas eu realmente gostaria de saber: você ao menos deu uma chance ao livro? ou simplesmente decidiu entrar no grupinho dos que criticam sem nem ao menos conhecer? ou ainda, julga todo esse mundo incrível que a autora criou depois de simplesmente assistir aos filmes?

Se você leu todos os livros, mas ainda assim realmente não gostou da história, então fazer o que né? eu respeito isso e não vou te julgar. Mas peço que quando for expor o seu ponto de vista a respeito da saga, não faça uso de palavras que desmerecem o trabalho da autora. Todos possuem livre arbítrio e têm o direito de gostar ou não de determinada coisa, mas isso não quer dizer que você também tem o direito de sair por aí esculachando com o trabalho alheio. Quer um bom motivo pra não atirar pedras na Stephenie? Então aí vai:

Twilight-books-books-to-read-15855221-2560-2077_large

Você pode nunca ter parado pra pensar, mas se não fossem os "vampirinhos" que a autora criou, muitos outros livros incríveis que hoje temos o prazer de possuir em nossas estantes nem mesmo existiriam. Foi graças a ela que as editoras começaram a investir no sobrenatural e na ficção, e foi graças a ela que ganhamos essa variedade enorme de títulos do gênero. Podem dizer o que for, mas pra mim, se não fosse a história dessa autora, nós não teríamos tantos leitores atualmente e muito menos essa diversidade de títulos sobrenaturais.

Não estou querendo insultar ninguém, somente compartilhar o meu ponto de vista. E eu peço com toda a sinceridade, se você nunca deu uma chance a essa história, esqueça todo o preconceito alheio e dê uma chance a ela. Deixe a mente aberta e esqueça a visão que você tem formada a respeito de como os vampiros devem ser. Esteja aberto para uma história a respeito de seres que já estamos acostumados e até mesmo cansados de ver, porém, de um modo totalmente diferente. Caso contrário, não critique ou julgue aquilo que você nem mesmo conhece (;

Desculpem caso tenha ofendido alguém, mas sabem como é né? juntem um desabafo com o calor do momento e aí já viu... kkkkkkkk. Não esqueçam de compartilhar a opinião de vocês sobre o assunto, ok? n_n

35 comentários:

  1. Super apoio esse seu post! Tem gente que nem lê a estória, que só julga pelo filme e fala mal. E eu? Bem, eu li todos os quatros livros, e só gostei do primeiro. Tanto, que só tenho o primeiro! Simples. Mas cada um lê e gosta do que gosta, pois tenho certeza que tem algum livro na minha estante que muita gente não gosta, e eu amo!

    Beijinhos, Ami.
    http://mundoentrelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber! *----*
      pooois é! a maioria julga a história somente pelos filmes T_T . Quem dera se todo mundo pensasse assim né benzitcho? \:

      BEEEEEEEEEEEEIJINHOS E VOLTE SEMPRE! :* <3

      Excluir
  2. Concordo totalmente. Sou fiel seguidora da frase "se não tiver nada de bom para dizer, não diga". Eu li o primeiro livro da saga, maaas não gostei. Primeiro porque não sou fã de livros em primeira pessoa; segundo porque simplesmente não me agradou, fazer o que? A história em si é boa, é legal, é original. Mas ainda sim fico do lado daqueles que gostam dos vampiros malvados hahaha E acho ridículo quem faz tempestade em copo d'água por isso, sério. É só um livro, pra que tanta briga??
    rascunhosecaprichos.blogspot.com.br
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então somos duas benzitcho! \o
      sudhaiushdahiduhasidud, gosto não se discute né? mas pelo menos você não sai por aí gritando para mundos e fundos que detestou. Você colocou sua opinião de um modo educado e soube justificar o porque de não gostar, enquanto a maioria das pessoas não tem nem um porque... isso por nunca nem ter lido ~.~ fazer o que né? auhdiuhaiuhdiuahdiasd.
      Condordo totalmente! é a mesma coisa com aquele negócio de Harry Potter vs. Crepúsculo. Seeeenhor, me irrita profundamente!

      BEEEEEEEEEEEEEEIJINHOS E VOLTE SEMPRE! :* <3

      Excluir
  3. Olha eu li todos os livros e continuo não gostando mas não saio por ai dizendo na cara dos fans o que eu acho por que eu sei quanto da raiva, mas você tem que ver também o lado das fans de crepúsculo não to generalizando mas muitas delas são estéricas, não gosta dos livros só tem pra falar que é fan e ficar babando pelo Taylor e pelo Robert e normalmente são essas fans idiotas que falam mal de saga como Harry Pottter Percy Jackson e Jogos vorazes sem conhecer, tem gente que merece ouvir umas mas não são todas e nem precisamos destruir a obra da autora que apesar de eu não ter gostado dos vampiros continuo achando um romance que tinha potencial (não me convenceu mas tinha potencial)

    Raphael - Inônias Literárias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pooois é! o que mais irrita são pessoas que julgam sem conhecer \:
      Eu particularmente não gosto muito de Jogos Vorazes. Não posso dizer muita coisa já que assiste ao filme antes de ler o livro e acabei me decepcionando um pouco (o que me desanimou a ler o livro), mas mesmo assim não saio falando que a história é um lixo e que ninguém deveria acompanhar.
      Isso é verdade. Fãs histéricas realmente me assustam o.o kkkkkkkkkkkk. Eu me considero uma grande fã da história, mas não a esse ponto. Admito que gosto muito dos filmes, mas sou bem mais os livros u_u.


      BEEEEEEEEEEIJINHOS E VOLTE SEMPRE! :* <3

      Excluir
  4. Oi Rafaela! Adorei o post e concordo completamente com você. Eu já li todos os livros e não gostei, mas não ando por ai desmerecendo a obra. Acho que isso é só questão de gosto ué, é como um livro ou uma série normal, mas com essa, geralmente as pessoas fazem muito alvoroço. E adorei quando você disse: "nós não teríamos tantos leitores atualmente, e muito menos essa diversidade de títulos sobrenaturais." Concordo plenamente com você porque conheço pessoas que passaram a gostar de ler depois que leram está série e vários livros sobrenaturais que eu adoro foram lançados depois do grande sucesso de Crepúsculo. Enfim, adorei o post, ficou muito bom!
    Beijos

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Yara, tudo bom? (((:
      aaah, que bom saber! *-* , né? ~.~
      aaaaawn, fico mega feliz que você tenha gostado! *-------*

      BEEEEEEEEEEEEEIJINHOS E VOLTE SEMPRE! :* <3

      Excluir
  5. Olas, bem Crepúsculo chegou até mim através da minha mãe que comprou os livros e eu também li porque ela tinha se apaixonado pela história e tal. Quando fui ler nem sabia do que se tratava (acho que era lua nova também kk) enfim, eu demorei muito tempo pra ler porque o livro não tinha me prendido em nada u_u mas ainda assim dei uma chance e também dei chances aos demais volumes, porém me decepcionei com todos eles ¬¬' . Não gosto da história, mas tenho que admitir que Meyer tem uma alta potência narrativa e cria diálogos super ricos xDD Gostei do teu post e concordo com você, odeio pessoas que criticam sem ao menos conhecer.

    http://www.umomt.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. uishdiuahsiudhiashduhaudsiuahdid, que triste isso hein? dar uma chance pra todos eles e não gostar de nenhum ~.~ kkkkkk. Né? eu adoro o jeito que ela desenvolve a história, e os diálogos dela são ótimos! *-*
      Que bom que você gostou, e fico feliz em saber que mais alguém concorda u_u \o

      BEEEEEEEEEEEIJINHOS E VOLTE SEMPRE! :* <3

      Excluir
  6. Olha, eu tenho o último e livro, e não tenho vergonha em dizer que o li mais de 3 vezes, e sim eu assisti aos filmes e também gostei! Não sou aquela fã obcecada, mas gosto muito!
    Um beijo.
    http://livrodagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaah, que bom saber! mais uma pro time o/\o sudhaiuhdiuahiusdhaisd.

      BEEEEEEEEIJINHOS E VOLTE SEMPRE! :* <3

      Excluir
  7. Eu li os livros, tenho eles e ainda tenho o da Bree. Os livros são legais, a história é bem original, mas ela modificou muito os vampiros, acho que o que mais ferrou com tudo foi o fato deles brilharem, se ela não tivesse feito isso, acho que as críticas seriam menores.
    Mas gosto da série e recomendo.

    Bjão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você! o que mais ferrou com tudo foi a purpurina vampiresca que ela criou x.x hudhaiudhiushiuhshd. Mesmo assim, eu gostei desse toque diferente que ela deu a toda a história já conhecida dos vampiros.
      Aaah, mais um pro time! \o uashduahidaidua. Realmente, a história pode ter seus altos e baixos, mas ainda assim é uma série a ser recomendada e lida por todos os leitores assíduos u_u

      BEEEEEEEEEEEIJINHOS E VOLTE SEMPRE! :* <3

      Excluir
  8. Eu li Crepúsculo bem antes dos livros fazerem sucesso por aqui, eu e minha amiga encontramos um dia aqueles livrinhos que tem um capítulo,e simplesmente piramos quando lemos. Procuramos pela internet , encontramos os e-books e devoramos. Eu já li a série duas vezes,tenho na minha estante e adoro. Tenho 30 anos (choque, não parece, eu sei!) e não tenho vergonha de falar que gosto dos livros, não. As pessoas já leram com as críticas extremamente negativas sobre os livros.Enfim, são livros para se divertir, não para filosofar. Se tudo que se fizer na vida tiver que ter sentidos profundos, #udeu. Beijo,concordo com seu ponto de vista!

    Daniele
    http://livrosparaamar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ashdaushdiuahsiudhaiushuasiudsd, realmente, não parece! u_u
      Pois é Dani, pena que nem todos tem a 'mente aberta' para essa história e acabam já começando a leitura com o pensamento que não irão gostar \:
      Fico feliz em saber! ^-^

      BEEEEEEEEEEEEIJINHOS E VOLTE SEMPRE! :* <3

      Excluir
  9. Olá!
    Assim que saiu o filme, ouvi mitos comentários positivos, e um amigo meu me falou tão bem da história que corri na livraria e li o livro em uma semana, depois vi o filme! E foi uma paixão, sabe, de querer saber mais sobre tudo, sobre os próximos filmes, livros e tal. Não tenho vergonha de falar que li Crepúsculo, assito aos filmes sempre que tenho vontade independente da opinião alheia! O engraçado, é que esse amigo que me falou tão bem da série, hoje ele detesta a série! Vai entender?
    Adorei seu post e super apoio! Tem pessoas que só viram o filme e acham que já sabe tudo sobre a Obra, por favor né? não sabem nem a metade!
    Realmente, se não fosse por tia Meyer, não teríamos outros títulos de sobrenatural, depois de crepúsculo, as editoras com toda certeza investiram mais no gênero!

    Beijão
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tahis, tudo bom? (((:
      fico mega feliz em saber que gostou benzitcho *----*
      Poois é, as pessoas deveriam ler o livro antes de se dizer entendido da história ~.~
      E só temos a agradecer né? já que tantos livros sobrenaturais incríveis foram lançados aqui no Brasil *u*

      BEEEEEEEEEEEEEEIJINHOS E VOLTE SEMPRE! :* <3

      Excluir
  10. Concordo com você!
    Eu realmente adoro crepúsculo!

    Beijinhos
    Rizia-Livroterapias
    http://livroterapias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber benzitcho! *-----*

      BEEEEEEEEEEIJINHOS E VOLTE SEMPRE! :* <3

      Excluir
  11. Oi Rafaela! Adorei sua sinceridade, haha. Eu assisti primeiro ao filme e depois me interessei pelos livros... Antes da estréia de Lua Nova nos cinemas, eu já tinha todos da saga na minha estante! Sempre gostei bastante, mas o primeiro sempre vai ser meu queridinho. Acho que os outros livros, assim como os filmes, foram piorando...
    Depois fotos que você postou, fiquei super curiosa para ler a versão em inglês!
    Beijo!
    Lis, Our Books on the Shelf.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lisete, tudo bom? (((:
      que bom saber! ^-^
      acho que o meu queridinho sempre será 'Amanhecer', por ter sido o que eu aguardei mais ansiosamente e por ter tido tanto romance e cenas inesquecíveis *.* .
      Em parte, eu concordo com você. Tanto nos livros quanto nos filmes, pra mim, sempre serão o primeiro e o último os melhores, por não ter toda aquela enrolação que teve no 'durante' (segundo e terceiro volume).
      Eu também fiquei super curiosa! mas meu inglês não é tão bom a ponto de ler todo um livro em inglês, que dirá uma saga *o* kkkkkkk.

      BEEEEEEEEEEEEIJINHOS E VOLTE SEMPRE! :* <3

      Excluir
  12. Oi,Rafela!
    Eita que post bafônico, hein!
    Eu fico pasma com esse povo que detona todo e qualquer gênero literário. Até porque quem normalmente critica nem conhece a obra. Acho desnecessário tal enfrentamento, mas que irrita...irrita mesmo.
    Como assim "vampirinhos viados"??
    Eu bato em quem levanta tal calúnia...kkkk
    Adorei esse post e acho que gosto é gosto e cada um tem que repeitar a opinião alheia.
    Parabéns pelo post e por sua colocação coerente!

    Zilda
    http://www.cacholaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi benzitcho, tudo bom? ((:
      então somos duas! e concordo totalmente com você, a maioria das pessoas que criticam nem ao menos se deram o trabalho de conhecer a obra ~.~
      usdhiuahdiuahiduhaiudhiuahdiusd, é assim que todo mundo da minha cidade chama os coitados T^T asiudhaiushdiuashdiuasiud.
      Que bom que gostou e muitíssimo obrigada! n__n


      BEEEEEEEEEEEIJINHOS E VOLTE SEMPRE! :* <3

      Excluir
  13. Olá Rafa!
    Super apoio seu post, não porque sou fã de Crepúsculo (ao contrário, comecei a ler o primeiro volume e achei cansativo, eu particularmente prefiro os filmes) mas pelo fato de você expor sua opinião e pedir para que não julguem sem conhecer o trabalho da autora. E como você disse, se não fosse a saga, não teríamos os livros e séries sobrenaturais que temos hoje! Concordo plenamente com você.

    Beijo da Joyce.
    rosa-amarelo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joyce, tudo bom? (((:
      fico mega feliz em saber que me apoia benzitcho! *-----*
      pois é, agora só falta a maior parte das pessoas se dar conta disso e considerar, ao menos um pouquinho, a precursora de toda essa diversidade sobrenatural que temos u_u

      BEEEEEEEEIJINHOS E VOLTE SEMPRE! :* <3

      Excluir
  14. Rafinha, eu li "Crepúsculo" e todos os outros livros da série entre 2008 e 2009, quando os dois últimos nem sequer tinham chegado ao Brasil. Gostei bastante, chorei e me emocionei. Mas confesso que, infelizmente, pertenço ao grupo dos que não se encantam mais com a história. Não a desmereço totalmente, claro, pois já tive um crush enorme por Edward. HAHAHA Apenas acho que, conforme a gente vai crescendo, acaba perdendo o gosto por algumas coisas que antes pareciam fantásticas. É muito fácil perder o encanto e "Crepúsculo", para mim, perdeu boa parte dele. Não apenas a série, no entanto, como vários outros livros que costumava adorar. E isso é inerente, mas também não considero motivo para sair pelos quatro cantos enumerando os defeitos da série. "Cinquenta Tons de Cinza" é bem pior, por exemplo, então desce a madeira nela! HAHAHAHHAHAAH
    Respeito quem gosta (e compreendo, CLARO). Não há como negar que, como você citou, a série deu abertura para a chegada de vários outros sobrenaturais ao Brasil.
    Gostei do seu desabafo! Tem mais é que falar mesmo!
    Beeeijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E quem nunca teve né Anitcha? ashduahsiudhaiusdhiahsidiuasd.
      Pois é, pena que nem todos pensam assim né? \:
      Nada a declarar sobre 50 tons u_u asiudhaiuhdiuahsiudiasd.
      Que bom que você gostou! *-----*

      BEEEEEEEEEEEEEIJINHOS E VOLTE SEMPRE! :* <3

      Excluir
  15. Eu não gosto de Crepusculo e também não gosto de pessoas que criticam sem saber. A verdade é que eu sou totalmente a favor da liberdade de criação dos autores, mas que seja criada uma boa historia. Para mim não é o que acontece com a Saga Crepusculo, não tenho problemas com Vampiros brilharem a luz do sol mas para mim a historia em si não passa de uma historia para que as meninas mais novas se identifiquem e achem lindo. Um livro tem que ser mais que isso - essa é a minha opinião- Mas realmente eu repudio que critica sem conhecer e repudio muito mais quem para de gostar porque algumas pessoas não gostam, são pessoas totalmente sem personalidade. Bom, respeito sua opinião sobre a saga só que a minha é completamente diferente hehe Beijoos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem dera de todos pensassem como você né Talita? sauhduahsdiuhasudiuasi.

      BEEEEEEEEIJINHOS E VOLTE SEMPRE! :* <3

      Excluir
  16. Oi Rafa, tudo bom?
    (eu copiei um comentário nada a ver de outro blog aqui sem querer, daí exclui. Perdão D=)
    Enfim, adorei seu texto e sinceridade. Pessoas que julgam livros por ser moda são o pior tipo que existe.
    Eu li a saga quando estava no auge da moda, todo mundo lia. Adorei Crepúsculo e logo quis ler Lua Nova, mas ODIEI a sequencia. Sei lá, achei muito chato e tedioso e arrastado e mais mil coisas. Daí vi o filme de Crepúsculo e detestei a adaptação (eu adoro filmar coisas e afirmo que eu faria uma direção melhor que essa, pelo amor de Deus! Péssima filmagem).
    Mas, mesmo tendo odiado Lua Nova e o filme, decidi ler Eclipse e voltei a curtir a série. Eclipse é, na minha opinião, o melhor livro da saga. Eu também gostei de Amanhecer, mas foi na mesma medida que curti Crepúsculo.
    Nem cheguei a ver os filmes por que odiei, e confesso que se tivesse visto o filme antes de ler o livro teria esse preconceito também. Mas ainda bem que comigo foi diferente =D

    Beijos e obrigado pelos selinhos, logo vou respondê-los!

    www.nathlambert.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nath, tudo ótimo e você? (((:
      ah, não tem problema benzitcho :]
      meu Deus, Nath diretora de cinema então? ashdiahsiudhiuashdiasd. Pois é, a filmagem não foi lá das melhores. Na minha opinião, a de Amanhecer foi a melhor (tirando a parte da Reneesme porque PQP, que merda fizeram com ela? usaram computador demais! D: ), tanto no quesito de filmagem quanto maquiagem e efeitos especiais, mãaas, fazer o que né? primeira impressão é a que fica, e a filmagem de crepúsculo não foi lá aquelas coisas ~.~
      Ainda bem né?
      De nada benzitcho! ^-^

      BEEEEEEEEEEEIJINHOS E VOLTE SEMPRE! :* <3

      Excluir
  17. Sabe o que você merece? Aplausos. Apenas aplausos. Tenho que dizer que não morro de amores por Crepúsculo, mas eu li TODOS os livros, e gosto. Amanhecer é o meu favorito de todos eles, recebeu cinco estrelas. As pessoas tem que entender que pra ter opinião é preciso CONHECER. E essa coisa de "estragar" os vampiros não existe, porque eles são apenas lendas e como tal podem ser modificados sem nenhum problema. Não gostei muito dos vampiros brilharem, realmente achei sem noção mas isso não é motivo pra ódio, a menos que se tenha mais argumentos.

    ResponderExcluir


A opinião é livre, não pode nem deve ser violentada.
(Baltasar Gracián y Morales)