Trailer de Mulan revela mudanças na adaptação

em 12 de julho de 2019

Imagem relacionada

Eis que, depois de muita, mas MUITA espera MESMO, o primeiro trailer do live-action de Mulan – finalmente – foi liberado essa semana. Caso você tenha se escondido embaixo de uma pedra nos últimos dias e ainda não tenha visto, é só clicar aqui ou ler o post até o final (; 

Preciso dizer que já estava perdendo as esperanças dessa adaptação, de fato, sair do papel. Fazia tanto tempo desde a última notícia sobre o live-action que eu realmente estava começando a acreditar que ele jamais se tornaria real. Qual não foi a minha surpresa quando, em meio a notícias e discussões sobre adaptações como “O Rei Leão” e “A Pequena Sereia” me deparei não só com a volta de Mulan à mídia, mas também com o primeiro trailer dessa adaptação. UM TRAILER, MINHA GENTE. Eu não fazia nem ideia que eles já haviam selecionado todo o elenco! 

É claro que, mais que depressa eu fui assistir... E sério, o que foi que fizeram com Mulan? 

Obviamente que o trailer está incrível e, pelo pouco que deu para ver nesses um minuto e trinta e um segundos, a fotografia está impecável. Não esperava nada menos da Disney nesse quesito. Mas gente, será que eu fui a única que se sentiu um pouquinho decepcionada com as mudanças na história? 

Pelo que eu pesquisei, ainda não tem nenhuma informação muito concreta do que foi, de fato, alterado. Mas já são diversos os rumores sobre o que esperar dessa nova versão do clássico de 1998 onde, aparentemente, a Disney optou por mesclar características da animação produzida pelo estúdio, com o poema folclórico chinês A Balada de Mulan, na tentativa de dar ao live-action um tom mais sério. 

O problema é que esse “tom mais sério” implica em retirar alguns dos elementos cômicos mais queridos pela geração de fãs da animação: Mushu e Grilo. Como se isso por si só já não fosse ruim o bastante, o live-action ainda terá outras mudanças, como o corte do personagem Li Shang, a alteração do vilão da história, trocando o Shan Yu e seu exército huno por uma feiticeira, além do fato da adaptação não ser um musical como a animação. 

Resultado de imagem para what gif Imagem relacionada

Eu entendo que muitos dirão que o foco dessa história é a própria Mulan (afinal, ela leva o nome da personagem como título) e sua busca em trazer honra para sua família, se passando por homem ao ir lutar na guerra. Mas pra mim, adaptar a animação excluindo alguns de seus elementos essenciais e mantendo apenas o título e o contexto da história, é o mesmo que acontece com os veganos adaptando pratos não-veganos. Não sei se essa analogia vai fazer tanto sentido pra vocês quanto faz pra mim #oremos, mas vamos lá XD 

Não sei se vocês já repararam, mas muitos dos pratos veganos levam o nome e a aparência de pratos “carnívoros”. Acredito eu que seja justamente para “enganar” os olhos dos recém-convertidos ao veganismo, afinal, o que os olhos não veem, o estômago não sente, não é mesmo? (gente, que fique claro que eu não tenho nada contra os veganos – admiro muito, inclusive! – e que essa é apenas uma teoria da minha cabecinha perturbada, ok? Se eu estiver falando merda vocês dão na minha cara mas com jeitinho, please)

Esse método de tentar enganar o cérebro, camuflando uma abóbora cabotiá ou um cogumelo em formato de hambúrguer, ou ainda um palmito em forma de strogonoff, pode até funcionar com alguns – aqueles que já são ou querem ser veganos –, mas atrapalha bastante a experiência de quem está experimentando o prato pela primeira vez – e é carnívoro –, já que os nomes “hambúrguer” e “strogonoff" remetem logo ao sabor da carne – que não é o que você encontra quando come. 

Acaba que apenas o nome, a aparência e o formato desses pratos são os mesmos, enquanto a essência dos ingredientes foi alterada. Pra mim, é basicamente isso que o trailer e esses rumores mostram estar acontecendo com o live-action de Mulan. O nome continua o mesmo, assim como o contexto em que a história é ambientada e a forma como ela é apresentada para nós. Mas, sem todos os ingredientes que compõem essa receita, sua essência acaba um pouco perdida.

Imagem relacionada

Não que eu seja completamente contra mudanças na história, afinal, trata-se de uma adaptação e não uma reprodução. No entanto, existem alguns pontos que, pra mim, são como os pilares que constroem a narrativa e fazem de Mulan a história que todos nós conhecemos e amamos. Não sei até que ponto e em que quantidade essas mudanças podem passar de algo positivo, servindo para uma melhora da história, a algo negativo, incapaz de gerar a identificação necessária a uma adaptação.

Eu até entendo o lado dos produtores em querer dar um tom mais sério a história, além de imaginar o quão difícil seria criar um Mushu e um Grilo que dessem o mesmo tom da animação à história – afinal, um dragão falante em uma animação é completamente diferente de um animado em um filme. Apesar disso, ainda acho que eles, e todo o tom cômico inerente a esses personagens, são mais do que necessários para essa adaptação se levarmos em conta o fato da história se passar em um contexto de guerra, além do fato de estar sendo adaptada pela Disney. Um toque de comédia, mesmo que pequeno, é o sopro de ar fresco que se faz necessário em cenas de tensão – que, na minha mais humilde opinião, é exatamente a função do Mushu, desempenhada com maestria, diga-se de passagem.

Não estou dizendo que o filme não pode acabar surpreendendo positivamente. É difícil fazer um julgamento concreto e definitivo baseado em um trailer que não tem nem dois minutos de duração. Essa foi apenas a primeira impressão que ele (e todos os comentários cheios de especulações) me gerou.

Eu realmente espero que a adaptação me surpreenda da melhor forma possível e, quem sabe, me faça até pagar a língua por que não, não é mesmo? . Agora só nos resta esperar pelo lançamento de novos trailers e da divulgação de notícias concretas sobre as mudanças que podem – ou não – acontecer na história. 


E vocês, o que acharam do trailer? E sobre a adaptação, estão ansiosos? Gostaram dos rumores sobre as alterações ou, assim como eu, ficarem um tiquinho receosos? Me contem nos comentários! Estou ansiosa pra saber ^-^

Um super beijo, 
e até o próximo post! :* <3
Imagem relacionada

8 comentários:

  1. Ain esse trailer é a nova paixão da minha vida. Eu amo Mulan e estou ansiosa de mais. Uma pena ter que fazer algumas mudanças pra dar um ar mais maduro pro filme, mas acho que vai valer a pena porque vai ficar maravilhoso.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lary!
      Ai, tomara, viu! Eu to realmente torcendo BASTANTE pra essa adaptação me surpreender da melhor forma possível, já que Mulan é uma das minhas "princesas" da Disney favoritas (junto com a Bela <3).
      Agora é esperar pra ver, né? Ansiedade a mil aqui também!

      Um super beijo e volte sempre! :* <3

      Excluir
  2. NOSSA ,RAFA!
    SEU TEXTO ME
    D
    E
    F
    I
    N
    E
    É tudo que comentei com minha amiga e concordo plenamente
    Sobre a parte do Mushu e o Gri-Li, entendo completamente que não daria certo fazerum dragão falante, mas sinto falta do mesmo jeit okkkk vai ter uma fenix.... Vamos ver, né?

    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pâm!
      VEM CÁ E ME DÁ UM ABRAÇO ENTÃO! <3
      Confesso que até agora não entendi muito isso de trocarem o dragão Mushu por uma fênix Mushu, mãaaaas... O jeito é esperar pra ver né? Ficamos na torcida para que fique uma adaptação surpreendentemente boa e maravilhosa (Amém, Senhor!)

      Um super beijo e volte sempre! :* <3

      Excluir
  3. Oi Rafaela,
    Eu não sou uma grande fã da Mulan, mas estava animada para a adapatação antes de ver o trailer. Pq sem o Mushu... Não sei, parece que não é a Mulan, é uma história parecida, mas não a verdadeira Mulan.
    beeeijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ale!
      Então menina, eu to no mesmo dilema! Pra mim o Mushu é tão protagonista quanto a Mulan, além de ser o sopro de comédia que equilibra a história e a torna tão gostosa de assistir \: .
      Agora nos resta esperar pelo filme e torcer para que façam o melhor possível, né? Torcendo muito para ser surpreendida positivamente!

      Um super beijo e volte sempre! :* <3

      Excluir
  4. Quando dei por mim que nem Mushu ou Grilo estariam na atual versão, minha empolgação caiu bastante. Mas vamos aguardar, ainda que com menos expectativas.
    Adorei seu blog, estarei sempre aqui!!!
    bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ivi!
      Siiim, senti o mesmo que você! Ainda estou tentando me manter animada e otimista com a adaptação, mas agora com uma pontinha de receio do que pode vir. Mãaas, não vamos perder as esperanças, né? Ficamos na torcida para sermos surpreendidas positivamente da melhor forma possível #oremos.
      Awwwwn, fico feliz que tenha gostado, e seja muito bem-vinda! ^-^

      Um super beijo e volte sempre! :* <3

      Excluir


A opinião é livre, não pode nem deve ser violentada.
(Baltasar Gracián y Morales)