Resenha: Estilhaça-me - Tahereh Mafi

em 4 de julho de 2012




Autora: Tahereh Mafi
Editora: Novo Conceito
Páginas: 304


Sinopse: Ninguém sabe por que o toque de Juliette é letal, mas O Restabelecimento tem planos para ela. Planos para usá-la como arma. No entanto, Juliette tem seus próprios planos. Após uma vida inteira sem liberdade, ela descobriu uma força para lutar contra todos pela primeira vez - e para obter um futuro com o garoto que ela pensou que fosse perder para sempre.







A princípio, Estilhaça-me foi uma leitura bem complexa. Demorou muitas páginas para eu começar a me adaptar a escrita da autora. É algo meio poético, futurista e uma mistura de primeira e terceira pessoa. Sabe quando você pensa em desistir do livro? Pois é. Mãs, como eu já tinha lido muitas resenhas positivas, resolvi persistir na leitura. E não é que gostei?

A história se passa em um mundo totalmente "futurístico" (quem sabe, não é?). A camada de ozônio já não existe, os animais são mutantes e estão quase extintos, a população se esconde na sombra do medo e em uma vida regulada pelo Reestabelecimento.

Como eu já disse, a escrita da autora não me ganhou muito, sabe? Fiquei confusa em muitos momentos até começar a me centrar na história, no mundo totalmente novo (e possível, não vamos negar) que a autora criou.

Me apaixonei por cada personagem e a cada página virada me surpreendia mais com a criatividade da autora. Sabe quando você pensa "não acredito que ela conseguiu pensar em algo tão incrível" e no fim das contas um pensamento acaba conectado ao outro e fazendo tudo ter sentido? Pois é, essa é Tahereh Mafi!

Nem me dei conta de quando virava as páginas, pois é uma leitura que te cativa e te instiga a querer saber mais mais mais.

"Tons rosa e vermelho insinuam-se dentro do quarto e eu sei que é o início de um novo começo. O início de um mesmo fim. Outro dia." (p.29)

Achei a história muito bem bolada, assim como os personagens. Juliette é o ser mais bondoso e anti-vingança de todos os personagens que já conheci. Ela não quer ser um monstro (meio Edward Cullen não acham?) e detesta ser temida pelo seu "dom". Tudo o que ela quer é ser uma garota a qual os outros não sintam medo e, acima de tudo, uma filha que os pais possam amar.

Adam é o colírio para os nossos olhos, o príncipe dos nossos sonhos, e o namorado de nossas macumbas brincadeirinha. Simplesmente não tem como não se apaixonar por ele e não sentir uma pontinha de inveja de Juliette.

Warner é um galã, melhor dizendo, vilão, à parte. Não consegui em momento algum sentir ódio do bonitão, pelo contrário, fiquei com dózinha dele e com uma pontada de raiva de Juliette (aah eu com um vilão desses, kkk). Ô Tahereh, assim fica difícil né, amor? Como sentir ódio de um vilão tão boa pinta? u_u

Adorei a sacada da autora em relação a esse ponto do meio-ambiente e o mundo devastado porque é um assunto da nossa atualidade e que mesmo assim muita gente insiste em dar as costas. Eu gostei porque o público alvo desse livro é, principalmente, o povo mais jovem e poluidor da nossa sociedade, então acho que pode ser um modo de nos alertar que o nosso futuro pode não ser muito diferente do mundo retratado pela autora.

O trabalho gráfico do livro também não deixa a desejar. A capa meio "metalizada" é simplesmente linda! E as folhas recebem uma atenção especial a cada início de capítulo.

Simplesmente adorei a história e aprendi a gostar e entender! da escrita da autora no decorrer do livro. 

Book Trailer:


Super recomendo se você busca um romance intenso e com ação garantida!



12 comentários:

  1. Adoro livros e filmes assim, cheios de mistério e ficção científica, esse parece ser muito bacana :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aaah eu também adoro! *-* sim sim, esse livro é incrível e tenho certeza que você vai gostar :DD

      Excluir
  2. Sempre senti vontade de ler esse livro, sinto mais ainda agora! Tá na minha ~grande~ lista de livros a comprar! SUGDUYAD Beijos.

    http://ammazzareiltempo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. uashdiuasdasd, aah você não é a única com uma grande lista de livros u_u é como Lady Kate diria: Bom gosto a gente tem, só falta o dinheiro, né? ashduihasiudiasd.

      Excluir
  3. Esse livro não me atrai nem um pouco, não que seja por algo que tenha dito, mas por pura opinião própria. A capa é feia e me lembra um filme horrível que assisti, e o nome?
    Chega a ser ridículo.
    Deixando minha opinião pessoal, a sua resenha foi bem feita e o que me deixou meio "vencida" foi o fato de ter mencionado uma linguagem mais complicada, essa é a que sempre me agrada. Bem, fora isso, é o tipico livro que nunca passaria pela minha mente comprar.
    Um de ficção que indico é a série Feios, pois é uma critica imensa a nossa sociedade tanto nessa questão do meio-ambiente como sobre a visão superficial que sociedade tem de valorizar apenas a beleza.

    Bjin*

    http://florescerepalavrear.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aah que pena \: eu até gostei da capa, mas eu gostei mais da original (vou ver se posto aqui no blog *-*) e o nome eu também não curti muito, mas depois que você lê a estória você entende o porquê dele u_u. Fico feliz que tenha gostado *----* ahsiudhaiuhiasd, pois é, eu acho que ainda não to na minha época de linguagens complicadas e tal, prefiro algo mais informal, sabe?
      Ah, muito obrigada pela recomendação! eu tinha pego na biblioteca da minha escola o segundo volume pensando que era o primeiro -.- aí acabei não lendo, mas prometo dar uma segunda chance! \o asuidhiuashduihasidd.

      Excluir
  4. Ah, eu odeio ficção, e essas coisas meio crepúsculo...
    Mas a sua resenha e o Book Trailer me deixaram com vontade de ler. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa, sério? eu adooooro ficção! *-* ashdiuhaisudhiaushdid. Ah que bom então né? ashuihusidh. Recomendo muitíssimo essa 'ficção futurística' u_u

      Excluir
  5. Eu estou doidinha por esse livro desde que vi nos lançamentos. Já li tantas resenhas positivas que fico até querendo assaltar a saraiva quando passo por lá todo santo dia e vejo o livro na vitrine. Enfim, adorei a resenha! Blog muito bom *-*

    Beijos,
    Monique <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aaah, comigo foi a mesma coisa! ficava entrando na Saraiva todo dia, e tooodo santo dia o livro estava lá, me seduzindo com os seus R$ 19,90 até que eu não aguentei mais e comprei *----* sahuidhuiashdiuasd. Anw, obrigaaaada! n_n

      Excluir
  6. Oii! Adorei sua resenha, acho que agora vou pensar novamente em comprar o livro!
    Vi ele na livraria aqui da minha cidade, mas em inglês. Fiquei com medo de comprar, não gostar da leitura e desistir (e principalmente: achar que desisti pq estava em inglês e não comprar mais nada assim!), afinal, não leio inglês fluente, estou tentando melhorar com os livros.

    Mas já que você disse que o final vale a pena, e ela aborda a questão ambiental (o que acho super legal), talvez eu goste!

    Beijinhos Rafa! Adorei o post :D (e o vilão? haha)
    Ami,
    http://mundoentrelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que a minha resenha fez você rever os seus conceitos *-* ahdiuahiusdisd.
      Sei bem como é isso u_u mas eu te recomendo de olhos fechados! o começo pode parecer meio confuso, mas vale a pena persistir na leitura u_u não vejo a hora de lançarem o próximo volume *u*
      Leia e depois você me conta o que achou! *.*
      hsiudhaiuhdiuhudiiuasd, que bom que você gostou! ^-^

      BEEEEEEEEEEEEIJINHOS E VOLTE SEMPRE! :* <3

      Excluir


A opinião é livre, não pode nem deve ser violentada.
(Baltasar Gracián y Morales)