Desafio literário para meros mortais 2016

em 15 de janeiro de 2016

Imagem de book, flowers, and reading
Olá meus amooores! *-*
O post de hoje é pra compartilhar com vocês uma ideia que eu e uma amiga minha tivemos... ok, na verdade, 99% da ideia foi da minha amiga beijo, Paulitcha! <3 e eu só fiquei dando uns pitaco na hora que ela estava colocando a criatividade em ação, então digamos que eu tive uma pequena participação, ok? u_u aushdiuahdiuahiuhiadhiu.

Todo ano eu via diversos blogs participando de desafios literários e sempre tive vontade de participar de um também. O problema é que, pra mim, esses desafios não são muito realistas, sabe?
Ok, eu sei que o objetivo de um desafio é desafiar a pessoa aah vá!, mas eu acho importante a gente conhecer nossos próprios limites. E eu sei que ler 60 livros em um ano é uma meta extremamente "fora da caixinha" pra mim no momento.
Acho incrível quem consegue ler mais de 5 livros no mês, ou alcançar a meta de leitura do ano em apenas seis meses sério, como vocês conseguem?. Mas eu sou do tipo que consegue ler no máximo 3 livros no mês... e que tem mês que não consegue ler nada. Eu sei, eu sei, uma pequena vergonha, mas é a realidade.

E foi pensando nisso que eu dei pitaco na criação do desafio da minha amiga, e acabamos fazendo uma lista até que bem razoável, com 20 "categorias". E eu decidi chamar esse desafio de:

DESAFIO LITERÁRIO PARA MEROS MORTAIS
~ sambando na cara da sociedade com esse nome incrível ~

01- Um livro de capa verde;
02- Um livro de capa amarela;
03- Um livro de capa azul;
04- Um livro com mais de 600 páginas;
05- Um livro que não sei nada a respeito*;
06- Um livro com um protagonista inspirador;
07- Um livro indicado por alguém diferente*;
08- Um livro clássico;
09- Um livro nacional;
10- Uma biografia;
11- Um livro emperrado na estante;
12- Um livro sobre história*;
13- Uma trilogia ou série*;
14- Um livro de poesia;
15- Um livro emprestado;
16- Um livro técnico*;
17- Um livro de um autor desconhecido;
18- Um livro infantil;
19- Reler um favorito;
20- Um livro em inglês (ou em qualquer outro idioma)*
BÔNUS para o fim de ano - Um livro sobre viagens ou natal

5* - nesse caso, seria um título que você comprou se baseando apenas na capa, sem nem mesmo ler a sinopse. Confesso que pra mim será uma das categorias mais difíceis, considerando que a minha ansiedade não permite que eu comece uma leitura sem saber do que se trata. Mãaas, vamos tentar, né?;
7* - a indicação deve ser feita por alguém diferente do usual. Não vale pedir para a mãe, pai, ou irmão escolherem um livro aleatório da sua coleção, e nem pedir uma indicação daquela amiga ou amigo leitor com o gosto parecido com o seu. A intenção é que a recomendação seja feita por alguém que você nunca pediu indicação de livros antes;
12* - acho que uma melhor colocação seria "um livro que se passa em um período histórico", tipo a segunda guerra mundial, ditadura...;
13* - no caso você pode começar, terminar ou até mesmo ler uma série/trilogia inteira. Aí fica por sua conta;
16* - acredito que essa seja uma categoria não muito obrigatória, já que não é todo mundo que curte ou tem necessidade de ler livros técnicos. No meu caso e no da minha amiga, essa categoria seria direcionada para livros técnicos de escrita e roteiro, já que eu adoro escrever e a Paulitcha manda bem nos roteiros. Então digamos que essa é uma categoria opcional;
20* - esse vai ser o meu desafio do ano. Nunca li nada em outro idioma, e não tenho lá a melhor base do mundo em inglês, mãaas... acho que vale a tentativa.

É claro que existem muitos títulos que se encaixam em mais de uma categoria, mas o objetivo desse desafio é a leitura de 20 livros, então vocês devem escolher um livro pra cada categoria, ok? Nada de trapaças que eu to de olho u_u

Imagem de book, finn, and hahah

E aí pessoal, o que vocês acharam do desafio? Até que ficou bem digno e humanamente possível de ser realizado, né? *-* E eu sei que muita gente o concluiria em questão de meses, mas como diz o título, é um desafio para meros mortais. Então, se algum humano leitor super desenvolvido quiser participar também, vamos com calma, ok? uashdiuhaiudhiuasduhsdi.

Brincadeiras a parte, eu decidi compartilhar o desafio para que todos que gostassem da ideia pudessem participar também. Então, caso você tenha se interessado, tudo que precisa fazer é deixar um comentário nesse post dizendo que está participando.

E sim, eu sei que já estamos praticamente na metade de janeiro, mas eu só vou conseguir começar a seguir o desafio em fevereiro, já que eu to na loucura nesse restinho de mês pra estudar pra segunda fase do vestibular e que Deus me conceda um milagre de inteligência e memória, porque tá difícil </3.

Imagem de naruto
Essa sou eu estudando e percebendo que eu to bem ferrada ]: 

Ah, e é claro, pra quem gostou do desafio, independente se vai participar ou não, não se esqueçam de dar uma passadinha no canal da Paulitcha! Sim, meu povo, eu tenho uma amiga youtuber iniciante, olha que chique! ashdiuahsiudahuihdiuad. E como foi ela quem criou a maior parte do desafio, nada mais justo que fazer uma divulgaçãozinha, né não? Então bora conhecer o canal da dona Paula e dar um apoio moral! u_u
Pra quem quiser conhecer, é só clicar aqui! ((;

Então é isso meus amores! Espero de coração que tenham gostado e que participem desse desafio. Eu sei que é meio difícil se comprometer com algo assim eu mesma não sei se vou dar conta de ler todos os livros, mas acho que pode ser bacana participar de desafios uma vez ou outra. É como dizem: "O importante é participar". Então vem participar com a gente! ^-^


Um super beijo, e até o próximo post! :* <3


8 comentários:

  1. Sunbaaaaaae, sua fofa <3 Tudo bem?
    Estava aqui de boas maratonando naruto, enchendo a pança e baixando uns doramas marotos aqui... Então quando eu fui colocar mais um episódio para baixar, pensei: "Vou dar uma passadinha no blog da Sunbae!" E cá estou. Pode esperar sempre comentários meus por aqui, tá? Sendo sincera, o seu blog é único que estou acompanhando assiduamente no momento. Sem puxasaquismo, viu? É verdade! Amo tudo aqui, e a dona também <3
    Nossa, tava pensando em fazer um post semelhante a esse la no meu blog. Embora quase ninguém acessa e ninguém comenta, mas mesmo assim gosto de postar por lá. Postar me ajuda alinhar meus pensamentos conturbados... Maaaaas voltando ao post!
    Ai unnie, somos alienígenas. Fico de cara com essas pessoas que falam que leram 80, 100 livros no ano. Acho que nunca na minha vida vou conseguir essa proeza. Embora isso seja um sonho pra mim, confesso que eu deixei de me cobrar um pouco nesse quesito. Claro que eu ainda quero aumentar meu nível de leitura, mas não me cobro muito a respeito de ler exacerbadamente. Porque, né? O melhor é aceitar que não nasci pra isso. Mas eu até entendo meu motivo de não ler tanto o quanto esperado... Gente, para e analisa. Eu leio, assisto dorama, assisto série, assisto anime, assisto filme... meo deus. Alguma coisa tem que ficar devendo ai. Não dá pra fazer tudo, né? E ler como é um processo demorado, o coitadinho sempre acaba ficando com resultado negativo no jogo. Maaaaas, é nóis Sunbae <3 Me abraça! Meu limite também é três livros por mês e olhe lá. Como você disse, tem mês que eu nem leio. Ano passado por exemplo, eu fiquei 4 (mais ou menos) meses sem ler um livro se quer (ai que vergonha) </3 Mas ainda assim, até que ano passado foi produtivo, eu li 21 livrinhos. Ah, não foi tão ruim. Já virei ano sem ler livro nenhum (Ok, depois dessa revelação vou ali me matar). E você Sunbae quantos livros você leu? #MomentoConfissão
    Novamente eu perdi o foco da coisa... voltando...
    Adooooorei o desafio (principalmente o nome ♥). Vou participar! Achei as escolhas muito legais e divertidas. Não vou comentar uma por uma, primeiro porque senão meu comentário vai ficar maior que o seu post e ninguém quer isso; e segundo porque como eu estou participando, vou comentar sobre as minhas escolhas lá no meu blog. Criei um coluna mensal onde eu comento tudo o que eu li e assisti durante o mês (o primeiro post saia agora no final de janeiro), então vou comentar quais foram os meus livros que escolhi para o desafio nesses posts. Portanto se quiser acompanhar (aquela carinha de cachorro pidão).
    Bom, já que eu resolvi topar esse desafio. Vou fazer um post lá no blog falando sobre... Na verdade estou participando de mais dois desafios, mas eles são bem tranquilos, acho que dá pra encaixar tudo (eu acho...o.O) Então eu aproveito e falo deles também!
    É isso Sunbae, adorei o desafio, adorei o post e vou estar passando no canal da sua amiga. Agora vamos torcer para conseguirmos cumprir o desafio, ou no meu caso, os desafios!
    Beijinhos :*
    http://embuscadefinaisfelizes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, unnie!!! Tudo ótimo, e você? n__n
      Awwwn, quanto amor! Espero que continue acompanhando o blog e gostando do conteúdo. E é claro, que continue deixando esses comentários maravilhosamente imensos <3 ausihuashdiuhasiudhuasd.
      Tamo junto, unnie! o/\o . Minha situação é exatamente a mesma que a sua, já que meus hobbies não se resumem apenas em ler. Também gosto de passar o tempo assistindo anime, dorama, séries e filmes. Aí fica difícil de conciliar tudo isso e ainda manter o número de leituras lá em cima. Fora que eu realmente acho que quem lê mais de 60 livros em um ano acaba se forçando um pouco. Acho que a leitura acaba não sendo tão prazerosa quanto deveria \:
      Então sim, eu leio pouco, mas o pouco que eu leio é incrível! u_u ashdiuashdiuahsiudhaiusd.
      Você ainda tá melhor que eu, unnie! Meu "saldo" de leitura do ano passado foi de 15 livros ]: . Nos últimos anos eu venho ficando mais o menos nessa média. Quem sabe esse ano eu consigo passar dos 20, não é mesmo? - esperança é a última que morre, ausdhsaiuhdihaisud.
      Awwwwn, que bom que você gostou e que vai participar! *-----* com certeza irei dar uma olhada nessa sua coluna e comentar as suas escolhas. Tomara que tenhamos sucesso nesse desafio! \o/

      BEEEEEEEEEEEEEEIJINHOS E VOLTE SEMPRE! :*

      Excluir
  2. Gostei do desafio, mas não sei se consigo cumprir. Pois odeio fazer desafios e não conseguir cumprir. Mas esse achei bem bacana, vou me inscrever talvez.
    Bjss

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kelly!
      Fico feliz que tenha gostado do desafio! (((:
      Entendo o que você quer dizer. Também não gosto de me propor a fazer algo, e no fim das contas acabar não conseguindo. Mas acho que esse desafio em questão ficou até que bem tranquilo. Não é um número absurdo de livros, e não é tão difícil assim de encaixar os livros nas categorias.
      Mãaas, fica a sua escolha participar ou não. Caso tenha optado pela primeira opção, te desejo muito boa sorte! ^-^

      BEEEEEEEEEEEIJINHOS E VOLTE SEMPRE! :* <3

      Excluir
  3. Gostei desse desafio (principalmente do nome, AAHSUHAUSHUASHUS). Eu até poderia tentar fazer, mas preciso de dinheiro pra comprar os livros primeiro (tenho livros não lidos aqui, mas não são tantos assim, e nem todos se encaixam nas categorias).
    Espero que você consiga, pra comemorar lá no final do ano XD

    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ariane! ^-^
      Modéstia parte, eu também ADOREI o nome desse desafio! Acho que ele fala por si u_u ashdahisdhaiusdhiuahsiudh.
      Poxa, que pena \: mas vou estar na torcida pra você conseguir comprar títulos que se encaixem nas categorias ao longo do ano. Quem sabe no fim das contas você não acaba participando, nénão? (((:
      Também estou colocando muito pensamento positivo nesse desafio. Ainda não consegui ler muita coisa, mas esperança é a última que morre, né? Ainda temos tempo até o fim do ano, então vamo que vamo! \o iashdiuahduiahiudhaushudi.

      BEEEEEEEEEEEEIJINHOS E VOLTE SEMPRE! :* <3

      Excluir
  4. Adorei o desafio! Melhor nome! UHUAHSUIAHSUA

    Eu já me propus um desafio bem desafiador - ah vá - em 2016, então não vou seguir o seu ou vou ficar maluca de vez. Quem sabe ano que vem? Ou se eu terminar meu desafio antes? (duvido muito mas).

    E Rafa, minha cara gafanhota, ler pouco não é sinônimo de vergonha. Cada um tem seu ritmo, cada pessoa faz o que prefere com seu tempo. Se você gosta de demorar para ler um livro, é sua vida, seu tempo livre, e você pode e deve fazer o que quiser com ele. Eu consigo ler 10 livros em um mês, nossa, que absurdo, como é possível? É por que eu literalmente não faço mais nada da minha vida USHAUSHAU. Mas sério, você assiste um monte de doramas e animes, certo? Uma das minhas metas de 2016 é assistir 2 animes e até agora, nada. Viu? Cada pessoa faz uma coisa com seu tempo. Se ler muito significa deixar de fazer outras coisas que você gosta, não vale a pena. E eu só não achei o anime certo ainda, mas tenho fé :p

    Beijos! :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nath!
      Cê viu, menina? Também achei esse nome perfeito! XD
      Pois é, Nath, preciso colocar isso na minha cabecinha de uma vez por todas. Mas é que ficar acompanhando esse monte de booktuber e blogs literários onde todo mundo lê um número absurdo de livros, acaba deixando a gente meio bolada por não conseguir dar conta do mesmo número de leituras ]: . Mas é como você disse, tenho que começar a ver as outras coisas que faço com o meu tempo livre, já que assistir séries, animes e doramas realmente tomam bastante tempo também u_u kkkkkk.
      Mantenha a fé que uma hora você acha! O que não falta é anime bom nesse mundo. Você só tem que ter paciência pra procurar u_u


      Um super beijo e volte sempre! :* <3

      Excluir


A opinião é livre, não pode nem deve ser violentada.
(Baltasar Gracián y Morales)