Resenha: Cidade dos Ossos - Cassandra Clare

em 21 de janeiro de 2013

Resultado de imagem para livro cidade dos ossos

Título Original: City of Bones
Autora: Cassandra Clare
Série: Os Instrumentos Mortais (vol #1)
Editora: Galera Record
Ano: 2011
Páginas: 459

Sinopse: O primeiro "encontro" de Clary e Jace não poderia ter sido... pior. Ela presencia um crime cometido por Jace e outros adolescentes tatuados e equipados com chicotes brilhantes e armas pra lá de esquisitas. Ele, um nephilim - filhos de anjos com humanos - que tem como missão caçar demônios; ela, uma mundana que não se sabe por que tem o dom da Visão... Mas as diferenças entre os dois não impedem que em 24 horas Clary se veja envolvida pelo mundo de Jace e dos Caçadores de Sombras; a mãe dela desaparece e a própria Clary é atacada por um demônio. Aparentemente, ela não tem a quem recorrer além de Jace. Mas por que um demônio estaria interessado em uma mundana como Clary? E como de uma hora para outra ela tem o dom da Visão e percebe o Mundo de Sombras? Todos, inclusive Clary, querem saber...

Eu estava querendo ler esse livro desde que o ganhei, em junho do ano passado, mas nunca senti aquela necessidade absurda em priorizá-lo diante de tantas outras leituras que me esperavam. Isso, até ver o trailer da versão cinematográfica de Cidade dos Ossos. Juntando as cenas incríveis que vi no trailer, ao fato de ter ganhado de natal todos os outros livros dessa série (publicados no Brasil), digamos que eu comecei ansiosamente essa leitura e com altas expectativas.

Não posso dizer que cai de amores pelo livro, ou que minhas expectativas foram excedidas. Não. Foi uma leitura que cumpriu boa parte delas, mas não o tipo de livro que após o término eu ficasse suspirando e querendo devorar logo o volume seguinte.
O que mais me agradou foi a escrita da autora. Sem dúvida alguma ela tem um talento nato para o que faz. Não é aquela coisa cheia de altos vocabulários que muitas vezes confundem a gente, mas uma escrita simples e detalhada que é como se ela estivesse ao vivo e em cores contanto a história para você. É algo totalmente envolvente e engraçado.

"- Aquelas garotas do outro lado do vagão estão encarando você.
Jace de um olhar afetado.
- Claro que estão - ele disse. - Sou extremamente atraente.
- Você nunca ouviu falar que a modéstia é um traço atraente?
- Só para pessoas feias." (Página 90)

Eu sei que vocês provavelmente só leram resenhas extremamente positivas a respeito desse livro, mas eu prezo cem por cento a sinceridade, e por isso não poderia mentir para vocês somente para agradar.

Cidade dos Ossos, sem dúvida alguma é uma leitura recomendada, porém, eu não estava no meu momento sobrenatural, sabem? acho que faz tanto tempo que eu não leio nada sobrenatural, que quando me deparei com situações de batalhas ou altamente descritivas nesse livro, eu fiquei literalmente boiando. Não conseguia me situar na leitura, e muito menos imaginar o que a autora queria transmitir para a mente do leitor. Tive muita dificuldade de imaginar, principalmente, as primeiras cenas de batalha, e acho que esse foi um dos grandes motivos de não ter curtido tanto assim a leitura.

"- O que são essas coisas? - perguntou Clary.
- Frascos de água benta, facas benzidas, lâminas de aço e prata - disse Jace empilhando as armas no chão ao lado dele -, fio electrum, que não vai ter grande utilidade agora, mas é sempre bom ter balas de prata, amuletos de proteção, crucifixos, estrelas de davi...
- Jesus - disse Clary.
- Duvido que ele fosse caber aqui.
- Jace - Clary estava indignada.
- O quê?" (Página 247)

Achei os personagens muito bem construídos e explorados. A autora soube trabalhar bem com a variação por assim dizer que temos na literatura fantástica. Nesse livro, você encontrará todo tipo de criatura mágica, das mais comuns e famosas até as mais estranhas e/ou esquecidas. O que eu mais gostei, é que mesmo ela usando criaturas já conhecidas por nós, ela soube dar todo um toque original em cada um, fazendo com que a história em um todo se tornasse totalmente única.

Outro ponto positivo para a autora, é que ela conseguiu fugir um pouco do padrão de beleza dos personagens que estamos acostumados. Não temos o típico mocinho de olhos azuis, e nem a garota loira e peituda. Em vez disso, temos um cara loiro dos olhos dourados, com uma protagonista baixa, ruiva, com sardas e que curte ler mangás e ver animes uhuuuul \o. Esse foi um dos motivos para eu me apaixonar pelos personagens u_u

"Clary ficou pensando se existia algum vampiro feio, talvez algum gordo. Talvez não fizessem vampiros de pessoas feias. Ou talvez os feios não quisessem viver para sempre." (Página 263)

O que eu mais gostei na relação entre o Jace e Clairy, é que todos os momentos fofos entre eles, são meio que inconscientes, sabe? são pequenas ações que o Jace tem com a Clairy e vice-versa que conseguem arrancar aquele sorrisinho bobo do leitor. Eu gostei muito disso, pois não foi algo forçado como vemos na maioria dos livros voltados para o público jovem. Pelo contrário, foi uma coisa totalmente espontânea e natural dos personagens, que fazem parte da personalidade que a autora criou para cada um.

Ok, depois de apontar tantos pontos positivos em relação aos personagens e parte da história vocês devem estar se perguntando o porque da Rafitcha aqui não ter caído de amores pelo livro u_u . Bom, normalmente, quando eu leio uma história sobrenatural, eu gosto de ficar cem por cento vidrada na história, a ponto de devorar o livro em menos de dois dias. Isso não aconteceu enquanto eu lia Cidade dos Ossos. Pelo contrário, levei quase duas semanas pra finalmente conseguir concluir essa leitura, o que pra mim é sinônimo de uma história cansativa \: 

"- Fechar os olhos e fingir que alguma coisa não está acontecendo não faz com que ela não aconteça, Jace. Você deveria saber..." (Página 431)

Além de ter ficado meio perdida em situações do livro como eu disse anteriormente, e de ter sido uma leitura meio arrastada, eu descobri o grande mistério e a grande revelação bombástica do fim do livro, logo no começo. Ok, quem leu sabe que isso é quase impossível, mas eu sou muito detalhista e acabei suspeitando de metade dessa bomba. Aí, como eu tenho o péssimo hábito de ficar folhando o livro a cada fim de capítulo, eu acabei indo muito pro final e descobri todo o resto ~.~ pois é meu povo, sou profissional nisso T_T kkkkkkkkkkk. E quem leu sabe, que se você descobre a bomba final da história antes de pelo menos ter atingido a metade do livro, você perde totalmente a vontade de devorá-lo. Aí já viu né? demorei ainda mais pra terminar.

Então vocês devem ter notado que o motivo da minha pessoa não ter amado o livro, foi totalmente pessoal e por burrice própria u_u mas isso nada impede de você gostar do livro. A minha dica é: não fique folhando o livro, principalmente do meio para o final. Se você fizer isso, com certeza perderá toda a mágica dessa leitura.

"- Você não precisa me dizer coisas boas sobre a sua mãe - ele acrescentou. - Eu já sei.
- Sabe?
- Ela criou você, não foi?" (Página 457)

A única coisa que realmente me incomodou, foi a revisão da editora. Sério, acho que esse foi o livro que mais teve erros de revisão que eu já li! E sendo um livro que está ganhando tanta fama devido ao filme (vamos admitir, a história já era famosa, mas só ficou assim tão conhecida depois que o trailer do filme foi lançado u_u), a editora deveria prestar mais atenção nesses detalhes \\:

Em um apanhado geral, é um livro que eu recomendo MUITO se você curte histórias sobrenaturais, diálogos sarcásticos e meio nerds, personagens cativantes, um romance fofo e uma história que promete. Ou seja, LEIA! kkkkkkkkk. Mas esperem o seu momento de leitura sobrenatural, caso contrário, você pode ficar meio perdido assim como eu, e não aproveitar tudo que essa história pode te proporcionar (;

34 comentários:

  1. Excelente resenha, parabéns! Amei o fato de ter usufruído da sinceridade.

    Eu não sei se tu leu Harry Potter, provavelmente sim. Eu sou apaixonada pela escrita da JK, mas estou sofrendo de dependência por não conseguir ler mais outro tipo de escrita, de tão envolvente que ela é. Fiquei tão feliz por Morte Súbita, que até deixei pra ler depois.


    ---
    www.mentesolvente.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, fico feliz que você tenha gostado! *u*
      Acredita que eu nunca li HP? o: é que os filmes foram basicamente a minha infância, e eu até já perdi as contas de quantas vezes assisti. Aí, quando eu comecei a me interessar por livros 'maiores', eu acabei não conseguindo prosseguir com a leitura, porque já sabia de tudo que iria acontecer e acabou perdendo a graça \\\: Mãaaas, se Deus quiser esse ano eu leio! nem que seja somente o primeiro volume \o sduhaiushdiuahsiud.

      BEEEEEEEEEIJINHOS E VOLTE SEMPRE! :* <3

      Excluir
  2. Rafinha, meu posicionamento em relação a "Cidade dos Ossos" é semelhante ao seu. Gostei do livro, reconheço que ele é dotado de uma história bem sólida, bem escrita e diferente, mas simplesmente não me senti cativada e maravilhada como boa parte da blogosfera se sentiu. E achei o Jace chato. Falei. HAHAHAHAHA
    Esse tal final me deixou com um certo desgosto pela história. Achei apelativo, embora eu desconfio que tenha sido só brinks da Cassandra e que eles não sejam de fato o que dizem ser. hahaha
    Quem sabe eu não continue a série para descobrir logo, né?
    Ótima resenha =)
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pooooois é Ana! Ah, eu até que gostei do Jace... ele é engraçadinho *.* ashdhaiushdiuhasid.
      Eu fiquei meio p*** da vida com o final, mas não acho que seja a autora nos trollando u_u uashdiuahsiudhaisudasd.
      Sim sim! eu também estou com esse pensamento, mas acho que vai demorar um tempinho até eu começar a ler 'Cidade das Cinzas'
      Que bom que gostou Ana! *-----*

      BEEEEEEEEEEEEEEEIJINHOS E VOLTE SEMPRE! :* <3

      Excluir
  3. Hum... Toda resenha que eu vejo é falando bem e tal. Gostei da sua visão bem explicada, me deu até vontade de ler ainda mais o livro, acredita?!

    Beijo,
    entaoqsd.blogspot.com.br
    confesionesenpalabras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou *u* suadhiuashduiahiusdasd, jura? então leia e tire suas próprias conclusões benzitcho, vai que você se apaixona pela história? (((:

      BEEEEEEEEEEEEIJINHOS E VOLTE SEMPRE! :* <3

      Excluir
  4. Oii! Adorei a resenha! Estou com os três primeiros livros aqui em casa desde Novembro de 2012, pq ganhei de aniversário, mas também não estou sentindo aquela necessidade enorme de ler! Sua resenha me animou, quando eu vejo o trailer bate aquela vontade... Mas os livros estão tão lindos fechadinhos, haha.
    Ótima resenha!
    Beijo, me visita? http://mundoentrelivros.blogspot.com

    Amanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. shudhsiuadhashduhasiud, sei bem como é isso!
      Fico feliz que tenha gostado benzitcho n__n

      BEEEEEEEEEEEEEEIJINHOS E VOLTE SEMPRE! :* <3

      Excluir
  5. Eu faço parte do time das que se apaixonaram pela história, confesso HAHA. Mas acho que no meu caso é porque sobrenatural + YA é uma combinação perfeita pra mim, sempre será HAHAH. E eu não dava quase nada pela história, apesar de o trailer ter me chamado a atenção, então me surpreendi. Tem suas falhas, mas eu tenho a mente aberta e consegui ignora-las porque estava simplesmente amando tudo aquilo. Eu li os 3 primeiros em 3 dias HAHAHA.

    Mas é normal, algumas leituras são boas mas não cativam tanto a gente quanto acontece com outras pessoas (meu caso com Divergente, eu gostei, mas não fiquei endeusando o livro HAHAH)

    Adorei a resenha e a sinceridade :D

    Beijos! ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu notei pela sua resenha Mari u_u aushduashdiuhasiudiuasd. Sei bem como é isso! antes eu também era viciada em sobrenatural e YA, mas conforme eu fui variando nas minhas compras literárias, e consequentemente nas minhas leituras, eu acabei lendo mais outros gêneros sabe? aí eu fiquei meio perdida com 'Cidade dos Ossos' \:
      Quando gostamos de uma história, pra que dormir né? pra que sair de casa, comer ou qualquer coisa assim se podemos ficar lendo? u_u usdhaiushduiahsiudhaisd. Foi assim comigo quando li HON
      Fico feliz que você tenha gostado benzitcho! *------*

      BEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEIJINHOS E VOLTE SEMPRE! :* <3

      Excluir
  6. Quero muito ler esse livro, mas agora estou cheia de livros pra ler :// Gostei do jeito que você falou dos personagens, achei eles bem legais *-* E eu também tenho essa mania de ir para o final dos capítulos OKSOKAOKSA não aguento de curiosidade :)) gostei da resenha *-*
    rascunhosecaprichos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! *.*
      A ansiedade é maior né? faço isso em quase todas as minhas leituras, ahsdihasiudhiuashidiuasd

      BEEEEEEEEEEEEIJINHOS E VOLTE SEMPRE! :* <3

      Excluir
  7. Esse é um dos livros que está aqui há mais de um ano para ser lido, mas cadê que eu li? :x
    É uma pena a editora ter pecado tanto com a revisão. :(

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu to assim com 'A Hospedeira'. Acho que faz uns dois anos que comprei e até hoje não li nem mesmo um capítulo D:
      Pois é, é realmente uma pena! \\:

      BEEEEEEEEEEEEEEIJINHOS E VOLTE SEMPRE! :* <3

      Excluir
  8. Oi, Rafaela.

    Para ser sincera, é a primeira resenha que leio falando que o livro é "meia boca", por assim dizer (mas, se tu ler a minha, vai ver que eu o considerei meia boca e com muitos detalhes que me lembraram Harry Potter), porém esse é o livro mais fraco da série, é apenas uma abertura par ao que está por vir: as coisas melhoram muito do segundo em diante *o* [tentando convencer que a Cassandra é demais? Aham, tô mesmo! haha]
    Também acho que a galera pecou demais na revisão, mas ela faz isso com a maioria dos livros que eu pego pra ler, chega a dar irritação. E você ter descoberto a bomba-mais-que-bombástica antes do fim do livro deve ter sido meio ruim mesmo... Quando eu li fiquei assim: "Ain, Raziel, preciso do segundo, preciso do segundo, preciso do segundo!"

    Gislaine Alves
    atualizado, comenta?
    Jeito Inédito
    {ah, eu tô seguindo. Se quiser retribuir ficarei muito agradecida :D}

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ois Gislaine, tudo bom? (((:
      sim sim, eu tento manter esse pensamento em mente quando não curto muito o primeiro livro de uma série. Mas eu até que não achei ruim 'Cidade dos Ossos' e muito menos a escrita da autora, pelo contrário, simplesmente amei o jeito dela escrever. É só que, como eu disse na resenha, eu não estava no meu 'momento sobrenatural' sabe? aí não pude curtir tanto assim a história \\:
      Sério?? esse foi um dos primeiros livros em que vi taaaantos erros... acho que o único que da pra comparar é a versão pocket de 'Férias' da Marian Keyes, porque também tinham muuuuitos erros.
      asudhiuashdiuhasudhiasdd, pooois é! isso estragou um pouco a leitura \\: fazer o que né? quem manda ser curiosa/ansiosa demais? u_u kkkk.

      BEEEEEEEEEEEEIJINHOS E VOLTE SEMPRE! :* <3

      Excluir
  9. Eu AMO essa série, sem mais hauahuaha
    A Cassandra virou uma das minhas escritoras favoritas.
    Adorei cada personagem criado por ela, cada lugar, cada nova palavra que aprendi nesse livro... *-*
    É muito amor num livro só ♥
    E antes que eu me esqueça: JACEEEEE ♥♥♥ *suspira* hauahuaha
    Beijinhos!
    http://fulanaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei muuuuito do jeito dela escrever e também adorei a criatividade para a criação dessa série, mas ainda não posso dizer que amo 'Os Instrumentos Mortais' (afinal, ainda só li o primeiro livro u_u kkk)
      hsdhaiushdiuashdiuhasiudasd, o Jace é super fofo né? achei ele um amor *u*


      BEEEEEEEEEEEEEIJINHOS E VOLTE SEMPRE! :* <3

      Excluir
  10. Oii! Te marquei numa tag de incentivo a leitura! :) http://rascunhosecaprichos.blogspot.com.br/2013/01/incentivo-leitura.html
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nah! *-*
      muuuuuuuuuuuito obrigada pela indicação, mas eu já respondi essa tag \\\: mesmo assim, agradeço de coração por lembrar da minha pessoa <3 *u*

      BEEEEEEEEEEEIJINHOS E VOLTE SEMPRE! :* <3

      Excluir
  11. Comecei ler este livro agora no começo do ano mas interrompi para ler alguns livros que chegaram em parceria. Mas vou retomar a leitura o quanto antes pois sempre leio ótimos comentários sobre esta série.
    Beijos
    Dani

    http://chabiscoitoseumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois volte aqui e me diga o que achou! n__n

      BEEEEEEEEEEEIJINHOS E VOLTE SEMPRE! :* <3

      Excluir
  12. Eu adoro o jeito como você escreve suas resenhas, me parece que voce é uma pessoa extremamente engraçada u.u HAUHAHAU
    bom, a sua resenha ficou ótima, como sempre, e só pelo fato da protagonista do livro gostar de animes e mangas eu vou ter que lê-lo *0*
    Rafa (olha eu aqui na intimidade) você me indicou um meme há uns meses que eu só respondi agora .-. hehe Dá uma olhadinha lá, se vc puder ^^
    Bjs.
    http://trezepassoserrados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas eu sou uma pessoa extremamente engraçada u_u ashduiashdiuhasiudhiasuhsdhsd. Fico feliz que você goste benzitcho! n__n
      Muito obrigada! ^-^ Siiiiiiiiiiim! é a primeira vez que vejo isso em um livro, então achei importante mencionar na resenha u_u kkkkkkkk.
      Pode deixar que eu olho sim Gabi *u*

      BEEEEEEEEEEEEEEEEEEIJINHOS E VOLTE SEMPRE! :* <3

      Excluir
  13. Quero muito ler a saga, apesar de estar fugindo delas ultimamente. Fiquei feliz por saber que a saga terá livros e a Lily irá interpretar a personagem principal.
    http://leituramagnifica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sim, eu achei a Lily perfeita para o papel de Clary! *u*

      BEEEEEEEEEEEIJINHOS E VOLTE SEMPRE! :* <3

      Excluir
  14. Estou LOUCA para ler, mas tenho que terminar a estante, ahhaha.
    Deixei dois memes para você em meu blog!
    Karol,
    http://heykarol.blogspot.com.br/2013/01/outros-memesselinhos_28.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei bem como é isso u_u ashdahsdiuhasdhuiasd.
      Muuuuuito obrigada! prometo responder assim que possível benzitcho *u*

      BEEEEEEEEEEIJINHOS E VOLTE SEMPRE! :* <3

      Excluir
  15. Olá tudo bem?Bom...eu prezo muito a sinceridade nas resenhas.Um ponto a você(hahahaha).Mas como sempre digo cada leitor tem seu ponto de vista a uma leitura(um livro),euzinha gostei muito desta serie(ou saga) de Clare.Até o momento li até o terceiro livro e ainda não me decepcionei com eles.
    Parabéns pela resenha e por ser sincera a ela.

    beijokas Ana Zuky

    sanguecomamor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, tudo ótimo e você? *u*
      não é que eu não tenha gostado da série, sabe Ana? é só que eu não estava naquele 'momento' para lê-la \: mas realmente, sinceridade acima de tudo né? ^-^
      Muitíssimo obrigada! n___n

      BEEEEEEEEEEEEEEIJINHOS E VOLTE SEMPRE! :* <3

      Excluir
  16. Oi Rafa, tdo bom? ^^
    Sempre vejo as pessoas falarem tão bem desse livro, ja li 17897 resenhas, mas n consigo me interessar por ele, pq será? haha não sei o acontece, mas ele parece ser tão, sei lá....Sua resenha está otima, adorei, mais ainda não sei se quero ler Cidade dos Ossos :/ Acho que vou ficar só no filme mesmo rs

    Beijos ^^
    http://quinzeprimaverasescritas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari, tudo ótimo e você? (((:
      pois é, isso também já aconteceu comigo com outros títulos super elogiados e com vários fãs, mas que não chamaram um pingo da minha atenção ~.~
      Que bom que você gostou ^-^ vai que assistindo o filme você se interessa pelo livro né? é uma possibilidade u_u asudhuashdiuahsiudhiuasd.

      BEEEEEEEEEEEEEIJINHOS E VOLTE SEMPRE! :* <3

      Excluir
  17. Esse Jace deve ser uma figura hahahahaha!

    Gloria, Leitura e Pipoca.
    http://leituraepipoca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sim, ele é suuuuper sarcástico! *----*

      BEEEEEEEEEEIJINHOS E VOLTE SEMPRE! :* <3

      Excluir


A opinião é livre, não pode nem deve ser violentada.
(Baltasar Gracián y Morales)