7 de novembro de 2012

#fikdik: Imagem que diz tudo! (;

Olá meus amores, tudo bom? *-*
hoje eu vim aqui pra dar uma dica pra quem curte fazer divulgação dos próprios blogs (principalmente dos literários), ou pra quem ta começando agora aqui na blogosfera. Pode não parecer, mas eu já sou blogueira há quase 3 anos, e nesses quase 3 anos eu já vi muita divulgação absurda da parte de blogueiros, tanto iniciantes quanto alguns mais experientes. Mas, o que me fez ter a ideia desse post, foi ver essa imagem/montagem/tirinha do filme Harry Potter no Facebook. Juntei isso com um recado de divulgação que recebi no Skoob, e booooom! surgiu a minha quase inspiração u_u
Eu não vou citar o nome dessa pessoa que fez uma divulgação tão ruim no Skoob, mas vou comentar a minha opinião u_u. 

É simplesmente chocante ver como os blogueiros apuram para o desespero, a ponto de quase implorar para que alguém siga o seu blog. Até aí tudo bem, eu até estou acostumada a ver isso entre os 'calouros', mas uma coisa é pedir seguidores, e outra completamente diferente é querer seguidores esperando algo em troca. 

Essa pessoa em questão, divulgou o próprio blog pedindo que eu o seguisse, pois se não aumentasse seu número de seguidores, não conseguiria MAIS parcerias com editoras. Tipo assim, WHAAAAT?! Eu fiquei completamente abismada ao ler isso, e decidi vir compartilhar a minha opinião com vocês. É claro, muito provavelmente deve ter alguns de vocês, queridos leitores e também blogueiros, que fazem esse tipo de coisa, mas aqui fica a minha dica: Parem. 

Divulgar blog não é uma coisa ruim, pelo contrário, é essencial para que outros leitores e blogueiros possam conhecer o nosso trabalho. Mas por favor, não escrevam um blog esperando algo em troca. Você deve fazer isso por paixão, porque gosta de compartilhar suas ideias e pontos de vista, e não porque você quer ganhar livros e/ou produtos de graça. Ok, deve ser super legal receber os lançamentos das editoras diretamente na sua casa sem ter que pagar nada, mas, esse não deve ser o objetivo principal do seu blog.

Bloguem por amor, para ganhar ou trocar experiência, para conhecer gente nova e ter novas perspectivas a respeito de um mesmo assunto. Parcerias e coisas do tipo devem vir como uma recompensa pelo seu esforço e dedicação. É como diz a minha professora de sociologia: "Cuide do seu jardim, que as borboletas virão" . Fica a minha dica para vocês (;

Beijinhos e até o próximo desabafo, rs
:* <3


11 comentários:

  1. Perfeito o texto, incrível sua opinião e eu também recebi uma divulgação parecida com essa. Concordo com você, acho que as parcerias e tals, é uma recompensa que vai com o tempo, mas não deve ser JAMAIS o objetivo principal. Pessoas que criam blogs com esse objetivo e perspectiva devem entender que ter um blog não é só isso...

    Parabéns pelo blog e sucesso ^^
    thesongoftheletters.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! n__n pois é, essas divulgações são famosas pelo Skoob ~.~
      Concordo totalmente! agora só falta cair a ficha 'dessas' pessoas né? T_T

      Muuuuuuuuuuuuito obrigada! desejo tudo em dobro pra você benzitcho! ((((:

      BEEEEEEEEEEEEEEEIJINHOS E VOLTE SEMPRE! :*

      Excluir
    2. Com certeza, prencisam de semancol u___u

      De nada, obrigada! xoxo

      Excluir
  2. Oláaa! Pois é, eu teho blog desde 2007 e já vi de tudo também.. O que muitas vezes me deixa um tanto impressionada, é alguns blogueiros divulgando seus blogs e dizendo RETRIBUO COMENTÁRIO; Pô tem que ser uma coisa espontânea, não é pq uma pessoa comentou que tu é "obrigado" a comentar. Todo mundo comenta pq quer ueh e se for para comentar "adorei a resenha" sem ao menos dar uma lida, é melhor ñ comentar né... Uauu fiz um desabafo agora, mas o post tá muito bom ^^

    Bjooos
    http://estoulendoo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ane! *.*
      néééé, eu também fico abismada com isso! pior que pedir para retribuir comentário é falar 'Estou seguindo, segue de volta?' tipo, isso é algum tipo de troca? ~.~ eeenfim, concordo totalmente com você! Tem vezes que escrevemos uma resenha super negativa a respeito de um livro, e vai uma pessoa que nem leu e comenta: adorei sua resenha! sem dúvida alguma vou comprar esse livro depois de tantos elogios... me segue? ><' uashduihasiudhiuasd chega a ser ridículo ~.~

      kkkkkkkkkkkkkkkkk, somos duas! o/\o -q

      BEEEEEEEEEEEEEEEEIJINHOS E VOLTE SEMPRE! :*

      Excluir
  3. Menina eu adorei seu post, bem legal você expressar sua opinião. Concordo plenamente, não sei pq as pessoas fazem um blog sendo que o único intuito é ganhar livros de graça. Chega a ser deprimente. Os recados no skoob não me incomodam, até mesmo pq é necessaário divulgar, mas divulgar desse jeito que divulgaram pra você é um absurdo.
    Enfim, ótimo desabafo.

    Beijocas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! *------------*
      eu também não me sinto incomodada pelos recados de divulgação, eu só acho que pra tudo tem um limite né? pega até mal pra quem manda esse tipo de recado \: . Pois é.
      Obrigaaaaaada! <3


      BEEEEEEEEEEEEEEEEIJINHOS E VOLTE SEMPRE! :*

      Excluir
  4. Flor, adorei esse post. Realmente, td o q vc faz por amor e com dedicaçao trará bons frutos! siga sua busca pelo sucesso sendo dedicada e esforçada. só isso lhe trará ele!
    beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado benzitcho! n__n
      concordo totalmeeeente! sim sim, continuarei dando o meu melhor! ^-^

      BEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEIJINHOS E VOLTE SEMPRE! :* <3

      Excluir
  5. Meu Deus, não acredito! Uma coisa é divulgar, outra é apelar. Eu até desconfiaria das resenhas dessa pessoa. Afinal, se está tão desesperado deve até puxar um saco nas resenhas achando que assim continua com a parceria. Muito bom esse post. Parabéns! Realmente essa imagem traduz totalmente essa situação. Alias, as duas imagens.

    Bjoos
    P.s.: Não sei se é o meu pc, mas a postagem está aparecendo duas vezes no mesmo link.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inacreditável mesmo né? u_u com certeeeeeza! deve ser aquele tipo de resenha com MUITO conteúdo sabe? u_u ahiudhaiushiuashdiuhasiud. Eu também achei.
      Muito obrigada, fico feliz que tenha gostado! n__n

      Normal, as vezes isso também acontece quando eu vou comentar em outros blogs. É o caso dos computadores com as drogas u_u auhduiashdiahisdiuads.

      BEEEEEEEEEEEEEEEEIJINHOS E VOLTE SEMPRE! :*

      Excluir


A opinião é livre, não pode nem deve ser violentada.
(Baltasar Gracián y Morales)